Lei Ordinária 4580/2019

Tipo: Lei Ordinária
Ano: 2019
Data da Publicação: 26/04/2019

EMENTA

  • Denomina uma das vias públicas de nossa cidade de “Ayrton Andrade Martins”.

Integra da Norma

LEI Nº 4.580, de 24 de abril de 2019.

 

 

 

 

 

Denomina uma das vias públicas de nossa cidade de “Ayrton Andrade Martins”.

 

 

 

 

 

O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO, Estado de Santa Catarina, usando da competência privativa que lhe confere o inciso IV, do artigo 64, da Lei Orgânica do Município, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

 

 

 

Art. 1º Fica denominada uma das vias públicas de nossa cidade de “Ayrton Andrade Martins”.

 

 

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

 

Porto União (SC), 24 de abril de 2019.

 

 

 

 

 

 

                                                  

 

 

 

 

                    ELISEU MIBACH                                     RUAN GUILHERME WOLF

                     Prefeito Municipal                    Secretário Municipal de Administração e Esporte    

        

 

 

 

 

 

 

ANEXO I

 

 

Ayrton Andrade Martins nasceu no dia 11 de abril de 1926 no Município de Guaragi da Comarca de Ponta Grossa. Filho de Aristides Mendes Martins e Iracema Gomes de Andrade.  Estudou até os nove anos no grupo escolar do Município de Guaragi. Com a mudança da família para o Município de União da Vitória, o pai veio trabalhar na Rede de Viação Paraná-Santa Catarina, continuou seus estudos na Escola Estadual Professor Serapião. Residiu a maior parte de sua vida no Município de Porto União, nasceu no Estado do Paraná, mas considerava-se catarinense de coração.

 

 Como grande desportista, nos tempos áureos do futebol municipal, foi jogador do Juventus Futebol Clube sob a direção do Senhor Armando Sarti.

 

Começou a trabalhar no ano de 1941 na Empresa Francisco Manfroni como engarrafador e seguiu na empresa até o ano de 1945.  De 1945 a 1946 trabalhou na Firma Arthur Niederheitmann, como ajudante. Ingressou no Ministério da Aeronáutica na 5ª Região Militar no ano de 1946, serviu na Base Aérea de Curitiba e deu baixa no ano de 1948 por conclusão de tempo. Ainda em 1948 ingressou na firma Carlos Eduardo Unterstell e juntamente com seu grande amigo, sócio e patrão, construíram o grupo comercial “Organizações Unterstell”, grupo este que trabalhava com atividades comerciais diversificadas, como supermercados, lojas, seguradora e representações. Foi um Diretor Gerente atuante durante cinquenta e três anos até o encerramento da organização.

 

Casou-se no ano de 1950 com a Senhora Olcinéa Rodrigues Martins. Tiveram três filhos: Ayrton Rodrigues Martins, Olceli Maria Martins Capriglione e Sonia Maria Martins Gumy. Teve seis netos e dois bisnetos.

 

Deixou sua contribuição dedicando grande parte de seu tempo exercendo com prazer diversas atividades na comunidade, das quais destacamos: Registro na Loja Simbólica União III Luz e Trabalho, da qual recebeu a comenda pelos 50 anos dedicados à atividade maçônica. Também foi sócio dos Clubes de Porto União e associado do Sindicato Rural de União da Vitória, além de corretor de seguros pelo SINCOR e integrante da diretoria do Hospital de Caridade São Braz.

 

Participou da vida política no Município de Porto União como presidente do diretório local do PSD e vereador no período de 1977 a 1983. Assumiu a presidência da Câmara no início do seu mandato e a vice-presidência no ano de 1982.

 

Paralelamente a sua vida profissional, Ayrton cultivou sua maior fortuna: o amor e dedicação à família e aos amigos. Foi exemplo de pai, amigo, incentivador e cidadão, além de ter sido um homem de caráter, personalidade forte, honradez e incansável diante dos obstáculos da vida. Faleceu no dia 15/01/2014 deixando saudades aos familiares e amigos.