Lei Ordinária 4602/2019

Tipo: Lei Ordinária
Ano: 2019
Data da Publicação: 30/07/2019

EMENTA

  • Denomina uma das vias públicas de nossa cidade de “Lili H. Matzembacher”.

Integra da Norma

 

LEI Nº 4.602, de 19 de julho de 2019.

 

 

 

 

 

Denomina uma das vias públicas de nossa cidade de “Lili H. Matzembacher”.

 

                                                        

 

 

 

O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO, Estado de Santa Catarina, usando da competência privativa que lhe confere o inciso IV, do artigo 64, da Lei Orgânica do Município, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei:      

                                                                 

 

 

Art. 1º Fica denominada uma das vias públicas de nossa cidade de “Lili H. Matzembacher”.

 

 

Art. 2º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

 

 

 

 

Porto União (SC), 19 de julho de 2019.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

           ELISEU MIBACH                                        RUAN GUILHERME WOLF

                Prefeito Municipal                         Secretário Municipal de Administração e Esporte

 

 

ANEXO I

 

 

Filha de Lina e Alberto Alfredo Matzembacher, descendentes de imigrantes alemães, Lili H. Matzembacher nasceu no dia 1º de setembro do ano de um mil novecentos e trinta e seis, no Município de Porto União – Santa Catarina. Ficou órfã de mãe muito jovem e assumiu a responsabilidade de ajudar o pai nos afazeres do lar.

 

Lili era cristã, praticante da religião metodista, que fez dela a maior líder religiosa do templo em Porto União, do qual participava assiduamente.

 

Fez curso superior na Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, antiga FAFI, hoje Campus de União da Vitória da UNESPAR. Formou-se em 1963, no Curso de História. Em 1976, formou-se no Curso de Psicodrama, realizado na cidade de Curitiba – Paraná.

 

A Professora Lili ajudou a organizar o arquivo da Catedral de União da Vitória. Estudou os monumentos e marcos históricos de nossas cidades. Desse estudo editou, em 1985, o livro “Monumentos e Marcos Históricos de Poro União da Vitória”, que serve até hoje de orientação e fonte de consulta para estudantes em nossos municípios.

 

Participou da instalação da Academia de Letras do Vale do Iguaçu – ALVI onde assumiu a cadeira número 33, tendo como patronesse a Professora Amazília Araújo.

 

No campo social sua ação foi de destaque, principalmente no Estado de Santa Catarina, como Coordenadora do SESI de Porto União. Durante mais de vinte anos dedicou seu tempo livre à Faculdade de Terceira Idade. Organizou eventos culturais de entretenimento: excursões, passeios turísticos, aulas aos idosos, palestras, cantigas, poesias e comemoração em datas festivas e cívicas.

 

Tem um vasto curriculum como professora, historiadora, pesquisadora e coordenadora dos acadêmicos da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória – FAFI, atividade que desempenhou mesmo despois de aposentar-se.

 

Colaborou de forma determinada especialmente para educação e cultura dos nossos Municípios onde deixou seu legado como historiadora.

 

No começo da tarde de quinta-feira, do dia quatro de agosto do ano de dois mil e dezesseis, morreu, aos 79 anos de idade, a professora e pesquisadora Lili H. Matzembacher, exemplo de dinamismo, liderança religiosa, professora; uma mulher de personalidade forte e honrada.