Lei Ordinária 4679/2020
Tipo: Lei Ordinária
Ano: 2020
Data da Publicação: 12/08/2020
EMENTA
- Altera a nomenclatura da Travessa Helmuth Müller, localizada no Bairro Santa Rosa, que passa a denominar-se “Rua José Anselmo Schmidt”.
Integra da norma
Integra da Norma
LEI Nº 4.679, de 10 de agosto de 2020.
Altera a nomenclatura da Travessa Helmuth Müller, localizada no Bairro Santa Rosa, que passa a denominar-se “Rua José Anselmo Schmidt”.
O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO, Estado de Santa Catarina, usando da competência privativa que lhe confere o inciso IV, do artigo 64, da Lei Orgânica do Município, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte LEI:
Art. 1º Fica denominada Rua José Anselmo Schmidt a Travessa Helmuth Müller, localizada no Bairro Santa Rosa.
Art. 2º Fica o Executivo Municipal obrigado a fixar placas com a nova denominação da Travessa.
Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Porto União, 10 de agosto de 2020.
ELISEU MIBACH RUAN GUILHERME WOLF
Prefeito Municipal Secretário Municipal de Administração e Esporte
ANEXO I
José Anselmo Schmidt nasceu em cinco de agosto de um mil novecentos e vinte e quatro, na Colônia Maratá, interior do Município de Porto União – Santa Catarina. Foi o primogênito de seus pais José Reynaldo Schmidt e Maria Elizabeth Orth Schmidt, casal de colonizadores oriundos do Rio Grande do Sul que tiveram, além de José, mais oito filhos.
Desde a infância José demonstrou interesse no trabalho de carpintaria e marcenaria, ofício que aprendeu ainda na colônia e que veio a ser a profissão que exerceu durante sua trajetória de vida, sempre com muita dedicação, capricho e exatidão ímpar.
Frequentou a Escola Alemã onde aprendeu a ler e a escrever e onde demonstrou muita habilidade em cálculos matemáticos.
Trabalhou com seus pais e irmãos em atividades agrícolas, mas sua paixão sempre foi a marcenaria.
Casou-se com Iméldia Olídia Muller em agosto de um mil novecentos e cinquenta e três. Da união tiveram três filhos: Orlando José Schmidt, Alvino Aloísio Schmidt e Erica Maria Schmidt Godoi. Fixaram residência no interior do Município de Porto União, na Colônia Maratá, onde trabalhava na sua marcenaria fabricando diversos móveis, implementos para agricultura e também urnas funerárias. Ao lado de sua residência construiu um pequeno moinho para moagem de grãos, que atendia toda a colônia e demais comunidades vizinhas. Aos sábados trabalhava como barbeiro da colônia onde residia.
Para que seus filhos pudessem continuar seus estudos além do Ensino Fundamental, José mudou-se para a cidade no ano de um mil novecentos e sessenta e seis e fixou moradia no Bairro Santa Rosa, onde residiu até a data de seu falecimento.
Foi sempre muito dedicado à religião e sempre ajudou muito as Igrejas com seu trabalho, que se encontra até hoje na Igreja Matriz de Porto União e em muitas outras Capelas localizadas no interior do município e nos Bairros.
José Anselmo foi um pai, filho, irmão e esposo exemplar, além de exercer sempre com muita honradez e senso de justiça seu papel de cidadão.
Faleceu no dia treze de maio de dois mil e quatorze, aos oitenta e nove anos de idade.