Lei Ordinária 4697/2020

Tipo: Lei Ordinária
Ano: 2020
Data da Publicação: 29/10/2020

EMENTA

  • Denomina uma das vias públicas do Município de Porto União de Ferroviário Antonio Xavier Paes.

Integra da Norma

LEI Nº 4.697, de 26 de outubro de 2020.

 

 

Denomina uma das vias públicas do Município de Porto União de Ferroviário Antonio Xavier Paes.

 

 

O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO, Estado de Santa Catarina, usando da competência privativa que lhe confere o inciso IV, do artigo 64, da Lei Orgânica do Município, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte LEI:

 

Art. 1º Fica denominada uma das vias públicas do Município de Porto União de Ferroviário Antonio Xavier Paes.

 

 

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

Porto União, 26 de outubro de 2020.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ELISEU MIBACH                                               RUAN GUILHERME WOLF

Prefeito Municipal                               Secretário Municipal de Administração e Esporte

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO I

 

Antonio Xavier Paes nasceu aos dez dias do mês de julho de um mil novecentos e trinta e cinco, na cidade catarinense de Mafra – Santa Catarina, mas foi criado em Caçador, também em Santa Catarina.

 

No ano de um mil novecentos e cinquenta e quatro teve sua primeira estada no município de Porto União, pois serviu no Exército Brasileiro no 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, mal sabia ele que seu destino com esta cidade já estava traçado.

 

Casou-se com Otília Xavier Paes e juntos residiram no Município de Porto União, cidade na qual criaram raízes e suas duas filhas, Lígia e Eliane.

 

Aos vinte e cinco anos de idade prestou concurso na Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) e foi nomeado para desempenhar suas funções a partir do ano de um mil novecentos e sessenta, em Porto União – SC, sendo designado algumas vezes para trabalhos em São Bento do Sul, Videira e Piratuba, mas sempre retornava à sua morada em Porto União.

 

Enquanto trabalhou na Rede Ferroviária envolveu-se em muitos projetos com a comunidade, atuando também como idealizador e voluntário da luta pela preservação do Ferroviário Esporte Clube, sendo o Estádio Enéas Muniz de Queiroz, inaugurado em primeiro de maio de um mil novecentos e sessenta e quatro, onde foi Presidente do Clube até o seu falecimento.

 

No ano de um mil novecentos e noventa aposentou-se e com sua vasta experiência acompanhado de alguns colegas fundou o Sindicato dos Ferroviários de Porto União da Vitória, sendo o Representante Sindical da classe Ferroviária, função essa que cumpriu com muita disposição para ajudar ex-ferroviários pensionistas e seus familiares que ainda precisavam lutar por seus direitos.

 

Seu maior objetivo foi a luta pela conservação da memória histórica e cultural das ferrovias, para o desenvolvimento do turismo sustentável na região. Em vinte e três de abril de dois mil e três foi um dos Sócios Fundadores da Associação Amigos do Trem de Porto União – Santa Catarina e União da Vitória – Paraná.

 

Foi um apaixonado pela ferrovia, pois, pela ferrovia viu Porto União se desenvolver ao longo dos anos. Seu amor sobre a história da estrada de ferro e sua luta abnegada pela memória cultural de Porto União foram seus ideais.

 

Como cidadão, por sua luta histórica e cultural, recebeu suas últimas homenagens sendo “convidado especial” do Projeto “AVÓS COM VOZ”, fazendo parte do DVD oficial do projeto, ficando eternizado na história do município.

 

Recebeu da Câmara Municipal de Porto União a “MEDALHA DO CONTESTADO”, pelo trabalho árduo desenvolvido para a preservação histórica de nosso município.

 

A história da ferrovia permaneceu viva até seu trágico falecimento em onze de setembro de dois mil e dezenove, fato que impediu que realizasse seu sonho de ver a Maria Fumaça 310 de volta aos trilhos.

 

Por sua trajetória exemplar e sua conduta irretocável, ficará eternizado não só na história de Porto União, mas também nos corações de seus familiares, amigos e todos que puderam desfrutar de seu convívio.