Lei Ordinária 4743/2021

Tipo: Lei Ordinária
Ano: 2021
Data da Publicação: 19/07/2021

EMENTA

  • Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias – 2022, expresso em normas, ações prioritárias, diretrizes, objetivos e metas a serem observadas pelas Unidades da Administração Direta, Fundos e Órgãos da Administração Indireta do Poder Executivo e pelo Poder Legislativo do Município de Porto União, e dá outras providências.

Integra da Norma

LEI Nº 4.743, de 14 de julho de 2021.

 

 

Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias – 2022, expresso em normas, ações prioritárias, diretrizes, objetivos e metas a serem observadas pelas Unidades da Administração Direta, Fundos e Órgãos da Administração Indireta do Poder Executivo e pelo Poder Legislativo do Município de Porto União, e dá outras providências.

 

                  

A Câmara Municipal de Porto União, Estado de Santa Catarina, aprovou, no uso de suas atribuições legais e submete a sanção do Poder Executivo Municipal, o seguinte Projeto de Lei:

 

CAPÍTULO I

 

DAS DIRETRIZES GERAIS

 

Art. 1º O Orçamento do Município de Porto União, Estado de Santa Catarina, para o exercício financeiro de 2022, será elaborado e executado observando as diretrizes, objetivos, prioridades e metas estabelecidas nesta lei, compreendendo as Metas Fiscais, as Prioridades da Administração Municipal, a Estrutura dos Orçamentos, as Diretrizes para a elaboração do Orçamento do Município, as disposições sobre a Dívida Pública Municipal, Despesas com Pessoal, alterações na Legislação Tributária e demais disposições gerais.

 

Art. 2º Terão preferência sobre novos projetos, os que se encontrarem em fase de execução, desde que reavaliados nos termos das prioridades estabelecidas nesta lei e em especial aqueles que exijam contrapartida de recursos ordinários.

 

§ 1º Além dos projetos elencados nos anexos da presente Lei, poderão ser incluídos outros no Orçamento Fiscal, desde que financiados com recursos de outros entes da Federação através de convênios. 

 

§ 2º A especificação de prioridades, para os diversos setores, constantes no Anexo I, não excluem aquelas não relacionadas.

 

Art. 3º Consideram-se prioritárias as ações que visem à conservação, manutenção e recuperação de Bens Públicos, sobre novos investimentos.

 

Art. 4º Tendo em vista as atividades econômicas desenvolvidas no Município, geradoras de tributos, serão as fontes das receitas provenientes dessas atividades, revistas e atualizadas, considerando os fatores que possam influenciar no aumento das receitas próprias.

 

Art. 5º Na estimativa das receitas serão considerados os efeitos das mudanças ocorridas na legislação tributária.

 

Art. 6º As despesas de capital terão os recursos assegurados, de acordo com a previsão orçamentária, objetivando a consecução de metas e prioridades da Administração Municipal.

 

Art. 7º A despesa fixada não será superior à receita estimada.

 

§ 1º Não poderão ser fixadas e realizadas despesas sem que estejam definidas as fontes de recursos.

 

§ 2º Nenhum compromisso poderá ser assumido sem a existência de crédito orçamentário que comporte a previsão na programação financeira de desembolso.

 

§ 3º O disposto neste artigo e parágrafos incide sobre as demais diretrizes estabelecidas nesta Lei.

 

Art. 8º As receitas e as despesas serão estimadas segundo os preços vigentes no mês de fevereiro de 2021, valores estes que poderão ser corrigidos em qualquer mês do ano, pela variação prevista no Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, quando a variação do referido índice superar a 5% (cinco por cento), acumulado em 12 (doze) meses.

 

Art. 9º O Poder Executivo poderá promover estudos visando introduzir e consolidar as seguintes modificações na Legislação Tributária Municipal:

I-           adequação dos valores das taxas aos custos dos respectivos fatos geradores;

II-        alíquotas, bases de cálculo, período de apuração, prazos de recolhimento, isenções, incentivos e benefícios fiscais, objetivando a adequação da capacidade financeira do Município às suas necessidades de investimento e ao cumprimento de suas obrigações contratuais e à Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF.

                           

Art. 10. As receitas do Município, Fundos, Autarquias e Fundações legalmente instituídos e controlados, direta ou indiretamente pelo Município, serão programadas para atender prioritariamente: os gastos com pessoal e encargos sociais, serviço da dívida, contrapartida de financiamentos, convênios, amortização de empréstimos e da Dívida Fundada Interna, sentenças judiciais e outros relativos à sua manutenção.

 

Art. 11.  A manutenção de atividades terá prioridade sobre as ações de expansão e de investimentos.

 

Art. 12. As despesas com pessoal e encargos sociais não poderão exceder aos limites estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, artigo 19.

 

                  Art. 13. O Município aplicará, anualmente, nunca menos de 25% (vinte e cinco por cento) da receita de impostos e das transferências recebidas da União e do Estado na manutenção e desenvolvimento do ensino, de acordo com o Art. 212 da Constituição Federal.

 

Art. 14. O Município assegurará que, pelo menos 70% (setenta por cento) dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais do Magistério – FUNDEB, sejam destinados para a remuneração dos profissionais do magistério, em efetivo exercício.

 

Art. 15. Integrará a despesa municipal os recursos destinados ao cumprimento de precatórios, conforme disposto no Art. 100 e parágrafos da Constituição Federal.

 

Art. 16. O orçamento fiscal do Município alocará, obrigatoriamente, a previsão de recursos para transferência ao Poder Legislativo, a título de transferências financeiras, assegurando o pleno atendimento de suas finalidades, conforme Artigo 29-A, Inciso I da Constituição Federal.

 

Art. 17. O Município poderá firmar parcerias com organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, mediante a execução de atividades ou de projetos previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos em termos de colaboração, em termos de fomento ou em acordos de cooperação, até o limite de 2% (dois por cento) da Receita Corrente Líquida.

 

Art. 18. O Município contribuirá com a Associação dos Municípios do Planalto Norte – AMPLANORTE e a Federação dos Municípios Catarinenses – FECAM, conforme lei específica, sem que os valores sejam computados no índice previsto no artigo anterior.

 

Art. 19. O Poder Legislativo Municipal elaborará e encaminhará ao Executivo, no prazo estabelecido, sua proposta orçamentária que irá integrar o orçamento geral do Município.

 

Art. 20. O orçamento anual alocará recursos para assegurar a revisão geral anual de remuneração dos servidores públicos e dos subsídios de que tratam o § 4º do Art.39 e Inciso X do Artigo 37 da Constituição Federal.

 

Art. 21.  Os valores dos contratos de terceirização de mão-de-obra que se referem à substituição de servidores e empregados públicos serão contabilizados como “Outras Despesas de Pessoal”, nos termos do que dispõe o § 1º do Artigo 18 da LRF.

 

Art. 22. O Poder Executivo poderá alterar e ou adequar a estrutura de cargos e empregos, funções, concessão de vantagens e admissão de pessoal a qualquer título, respeitados os índices previstos na Lei Complementar nº 101/2000.

 

                                    Art. 23. Na data de revisão do salário mínimo, fica autorizada concessão de abono até o valor necessário para atingir o mesmo, para aqueles servidores que tiverem vencimentos inferiores ao salário mínimo e na data de revisão do piso dos professores (FUNDEB), fica autorizado abono no valor necessário para os professores que perceberem vencimentos inferiores ao piso.

 

Art. 24. O cronograma de desembolso financeiro mensal será elaborado até 30 (trinta) dias após a aprovação da lei orçamentária anual, conforme estimativa da receita, devendo ser revisto periodicamente, a fim de ser ajustado ao fluxo da receita.

 

Art. 25. Será considerada irrelevante, para fins de estimativa de impacto orçamentário e financeiro, a despesa proveniente da ação governamental, que anualmente não ultrapassar o limite para dispensa de licitação, conforme fixado no inciso I do Art. 24 da Lei 8.666/93.

 

Art. 26. O limite para renúncia de receita será de até 10% (dez por cento) do total da receita própria arrecadada no exercício imediatamente anterior. 

 

                   Art. 27. Os tributos lançados e não arrecadados, inscritos em dívida ativa, cujos custos para cobrança sejam superiores ao crédito tributário, poderão ser cancelados, mediante autorização em lei, não se constituindo em renúncia de receita.

                 

                   Art. 28. O ato que conceder ou ampliar incentivo, isenção ou benefício de natureza tributária ou financeira constante do Orçamento da Receita, somente entrará em vigor após a adoção de medidas de compensação.

 

Art. 29. As Despesas Obrigatórias de Caráter Continuado, programadas para 2022, poderão ser expandidas desde que acompanhadas de impacto financeiro e orçamentário, ressalvado o disposto no Artigo 25 desta Lei.

 

Art. 30. Os riscos fiscais, caso se concretizem, serão atendidos com recursos da Reserva de Contingência e também, se houver, do Excesso de Arrecadação e do Superávit Financeiro do exercício anterior.

 

                  Parágrafo único. Sendo estes recursos insuficientes, o Executivo Municipal encaminhará Projeto de Lei à Câmara Municipal, propondo anulação de recursos ordinários alocados para outras dotações não comprometidas.

 

 

CAPÍTULO II

 

DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO

DOS ORÇAMENTOS DO MUNICÍPIO

 

Art. 31. O Orçamento para o exercício 2022 compreenderá os orçamentos anuais:

I-         do Poder Legislativo;

II-      do Poder Executivo;

III-   do Fundo Municipal de Assistência Social – FMAS;

IV-   do Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de Porto União – IMPRESS;

V-    da Autarquia Municipal de Assistência à Saúde dos Funcionários Públicos de Porto União – AMASPU;

VI-   do Fundo Municipal de Educação – FME.

 

Art. 32. As dotações destinadas ao serviço da dívida deverão considerar apenas as operações contratadas, autorizadas ou confessadas até a data de encaminhamento da proposta orçamentária anual ao Poder Legislativo.

 

Art. 33. Na fixação das despesas serão observadas as prioridades e metas constantes do Anexo I desta Lei.

 

Art. 34. O Orçamento Municipal poderá consignar recursos para financiar atividades educacionais e sociais, mediante convênios, desde que seja da conveniência da Administração Municipal, e as Entidades tenham demonstrado padrão de eficiência no cumprimento dos objetivos determinados e cumprido os pré-requisitos necessários para firmar instrumento.

 

Parágrafo único. O Orçamento Municipal poderá consignar recursos para firmar convênios, ajustes, acordos ou congêneres com outros entes da Federação.

 

Art. 35. A Lei Orçamentária conterá:

I-             previsão para Reserva de Contingência em montante de até 6% (seis cento) da receita prevista, destinada à obtenção de resultado primário positivo e a cobrir riscos fiscais;

II-          autorização para abertura de créditos suplementares de até 10% (dez por cento) da despesa fixada, amparados em recursos previstos no artigo 43 da Lei 4.320/64; 

III-       autorização para contratação de Operação de Crédito no valor de até 10% (dez por cento) das receitas previstas, observado o limite de capacidade de endividamento;

IV-     autorização para remanejamento de recursos entre dotações orçamentárias, desde que dentro da mesma categoria de programação, não se incluindo no índice previsto no inciso II;

V-        autorização para abertura de créditos adicionais em dotações de despesas determinadas pelo recebimento de subvenções, contribuições, auxílios e convênios, para aplicação em despesas vinculadas, tendo como limite o valor dos recursos recebidos.

 

Parágrafo único. Somente serão considerados créditos especiais aqueles não constantes da programação na Lei Orçamentária Anual em nível de projeto/atividade/modalidade, sendo os demais considerados suplementares e extraordinários.

 

 

CAPÍTULO III

 

DOS FUNDOS ESPECIAIS

 

Art. 36. Será elaborado para cada Fundo Especial Municipal, um plano de aplicação de seus recursos, cujo conteúdo será o seguinte:

I-           fonte de recursos financeiros, no qual será indicada a Lei de criação, classificadas nas categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital;

II-        aplicações, onde serão determinadas:

a)  as ações desenvolvidas através do fundo;

b)  os recursos destinados ao cumprimento das metas e das ações, classificadas sob as categorias econômicas: Despesas Correntes e Despesas de Capital.

 

Parágrafo único. Os planos de aplicação serão parte integrante dos respectivos orçamentos.

 

 

CAPÍTULO IV

 

DO ORÇAMENTO DE AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES

 

Art. 37. Na elaboração dos orçamentos das Autarquias e Fundações Municipais serão observadas as normas contidas na Lei Federal nº 4.320/64, de 17 de março de 1964, e legislação pertinente, quanto às classificações a serem adotadas para as suas receitas e despesas.

 

Art. 38. As receitas e despesas das Autarquias e Fundações serão estimadas e programadas de acordo com as dotações previstas no orçamento geral do Município.

 

Art. 39. Nas estimativas das receitas e despesas, além dos fatores conjunturais que possam influenciar a produtividade das respectivas fontes, será considerado o custo dos serviços.

 

Art. 40. Na programação dos seus gastos, as Autarquias e Fundações observarão as prioridades e metas constantes na presente Lei.

 

CAPÍTULO V

 

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Art. 41. Caberá à Secretaria Municipal de Finanças e Contabilidade a coordenação da elaboração dos orçamentos de que trata a presente Lei.

 

Art. 42. Caso seja necessária a limitação de empenho e da movimentação financeira, serão suspensas as despesas decorrentes do previsto no artigo 17 desta lei e as previstas para atendimento de despesas com material de consumo, serviços de terceiros e encargos, diversas despesas de custeio, investimentos e inversões financeiras, podendo ser paralisadas temporariamente as atividades caracterizadas como não essenciais, ressalvando-se aquelas que constituam obrigações constitucionais e legais, inclusive aquelas destinadas ao pagamento do serviço da dívida e as despesas com pessoal, exceto hora extra.

 

§ 1º Na hipótese da ocorrência do disposto no caput deste artigo, o chefe do Poder Executivo Municipal comunicará ao Poder Legislativo o montante que caberá a cada um tornar indisponível, para empenho e movimentação financeira.

 

§ 2º O Chefe do Poder Executivo Municipal, com base na comunicação de que trata o parágrafo anterior, publicará ato estabelecendo os montantes que cada órgão do respectivo poder terá como limite de movimentação e empenho.   

 

Art. 43. Ficam dispensadas da pesquisa prévia de preços, as despesas cujo valor não ultrapasse R$ 100,00 (cem reais).

 

Art. 44. O Executivo Municipal fica autorizado a assinar convênios com outras esferas de governo para realização de obras ou serviços de competência ou não do município.

 

Art. 45. Suprimido.

 

Art. 46. Ficam alteradas as metas constantes do Plano Plurianual – PPA, para o exercício de 2022, de acordo com esta Lei.

 

Art. 47. Esta Lei entra em vigor na data de publicação.

 

 

Porto União (SC), 14 de julho de 2021.

 

 

 

 

 

 

 

 ELISEU MIBACH                                           RUAN GUILHERME WOLF

 Prefeito Municipal                              Secretário Municipal de Administração e Esporte                           

 

 

 

 

                                                          SOFIA SYDOL

                                             Secretária Municipal de Finanças

                                                          e Contabilidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO I
 

AÇÕES PRIORITÁRIAS E METAS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
PARA O EXERCÍCIO DE 2022

 

 

 

I- CHEFIA DE GABINETE DO PODER EXECUTIVO

 

Objetivos:

Coordenação político-administrativa, com a maioria das ações voltadas para o atendimento ao público. Manter o serviço de divulgação e publicação das ações administrativas, manter a Assessoria Jurídica e o Cerimonial. Estabelecer relacionamento com as demais esferas de governo com vistas à obtenção de apoio para a implementação de projetos no município.

 

Principais Metas:

Especificação

Unidade

2022

Atendimento ao público

Pessoas

1000

Participação em reuniões e outros eventos

Evento

100

Manter relação política com outras esferas de governo

Contato

50

Manter a Assessoria Jurídica

Setor

01

Manter setor de serviços de comunicação e divulgação

Setor

01

Manter os serviços de cerimonial

Serviço

50

Manutenção Setor de Imprensa

Setor

01

 

 

I.I- CONSULTORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL

 

 Objetivos:

Viabilizar o atendimento ao público externo, coordenar a ações de assistência às vítimas de catástrofes, controlar os objetivos e metas programados pela Defesa Civil no âmbito Municipal, Estadual e Federal; assessorar ao Chefe do Executivo nas relações com os diversos segmentos no âmbito da Defesa Civil e as ações de caráter preventivo, a fim de minimizar os danos decorrentes de adventos diversos de qualquer natureza.

 

Principais Metas:

Especificação

Unidade

2022

Cursos de formação e capacitação de agentes da Defesa Civil

Curso

03

Aquisição de equipamentos informática

Equipamentos

04

Aquisição de móveis e utensílios

Móveis

06

Aquisição de motor de popa 25 HP

Motor de popa

01

Aquisição de ar condicionado de 21.000 BTUS

Ar

Condicionado

02

Aquisição de equipamentos diversos

Equipamento

01

Aquisição EPIs identificação padrão para Defesa Civil Tamanho P M G

EPI

30

Botes de alumínio tamanho 7m8m e 9 metros. Para uso em ações da Defesa Civil com remos alumínio

Bote

01

Aquisição de GPS para Defesa Civil

GPS

01

Participação dos agentes de Defesa Civil em Congressos, Fóruns e Seminários de Defesa Civil

Congressos, Seminários e Fóruns.

05

Aquisição de material didático/educativo para uso em escolas e público em geral, relacionado à Defesa Civil

Cartilhas e

Folders

200

Aquisição de materiais, fitas zebradas, lona, rolos corda.

Materiais

50

Aquisição ferramentas: escadas, moto serra, facões, lanternas

Ferramentas

10

           

 
II- SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO 

 

Objetivos:

Promover e apoiar eventos artísticos e culturais e do segmento turístico bem como desencadear ações para manutenção, implantação de bem móveis e imóveis para benefício da população de Porto União através da Fundação Municipal de Cultura.

 

Principais Metas:

Especificação

Unidade

2022

Implantação e manutenção de espaço para arquivo público municipal

Espaço

01

Equipamentos para informatização do trabalho de arquivos e museologia e produção de espetáculos (iluminação, recurso cênicos e cenários)

Equipamentos e recursos

08

Material e recursos para viabilizar exposições e eventos culturais

Equipamentos e recursos

02

Aquisição de mobiliário e equipamentos para montagem e adequação do Arquivo Municipal

Mobiliário e equipamento

05

Produção de vídeos, CD´s, DVD´s sobre a cultura e história do município

Produção

20

Implantação de projetos que valorizem a qualidade do artesanato regional através de pesquisas e treinamentos

Implantação projetos

01

Apoiar e realizar festivais de música, de bandas e dança no município

Apoio

04

Manutenção e criação de projetos de música

Implantação e manutenção

04

Exposição de obras de Artistas Locais

Apoio/ Realização

04

Fomentar e apoiar a edição de obras literárias de todos os segmentos de escritores locais

Incentivar

05

Realização de Pesquisas de Demanda Turística

Ação

01

Elaboração e Manutenção do Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal

Plano

01

Ampliação da rampa de acesso ao Rio Iguaçu

Rampa

01

Ações de apoio ao Turismo Náutico

Ação

02

Apoio ao Turismo Ferroviário e Histórico

Ferrovia

01

Implantação de programa de apoio ao Ecoturismo, Turismo de Aventura e Turismo Rural

Programas

01

Inclusão de programas de incentivo à cultura e turismo nos projetos político-pedagógico das escolas

Programas

01

Manutenção do complexo turístico com acessibilidade envolvendo o Morro da Cruz, paleotocas, Pocinho do Parque Monge João Maria, e áreas de preservação do bairro Santa Rosa

Ação

01

Melhoria nos acessos atrativos turísticos

Ação

03

Consolidar programas de visitas aos roteiros turísticos já implantados e outros a serem formados

Programas

01

Implantação de novos roteiros turísticos

Roteiros

01

Apoio ao desenvolvimento de atividades turísticas

Apoio

01

Implantação de sinalização turística indicativa e interpretativa

Sinalização

01

Implantação de programa de atração de investimentos no setor de turismo

Programa

01

Criação de parcerias para a melhoria dos atrativos turísticos

Parcerias

01

Implantação de Programa de Artesanato

Programa

01

Implantação de Projeto de Gastronomia

Projeto

01

Promoção e realização de seminários, oficinas mesas redondas, congressos, workshops na área de turismo

Eventos

02

Realização de oficinas de capacitação gerencial para empreendedores

Oficinas

02

Realização de oficinas de qualificação para hotéis, bares e restaurantes e agências de viagens e turismo

Oficinas

01

Apoio à Promoção de Seminário para resgatar regionalmente a história e o Caminho das Tropas (Caminho das Missões) e Guerra do Contestado

Ação/Apoio

01

Apoio às festas realizadas no Município, voltadas ao turismo étnico, cultural, histórico, religioso e gastronômico

Apoio

05

Apoio na realização da Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo

Ação

01

Promoção e divulgação em veículos de comunicação, feiras e eventos

Promoção

03

Aquisição de equipamentos informática

Equipamentos

04

Aquisição de móveis e utensílios

Móveis/Utensílios

04

Suporte ao Conselho Municipal de Turismo

Apoio

01

Suporte ao Conselho Municipal de Cultura

Apoio

01

Realocação do espaço físico p/o Museu Salustiano Costa Júnior

Espaço

00

Participação em reuniões regionais IGR, seminários, salão do turismo, divulgando o município

Ação

01

Construção e implantação do Parque do Centenário c/infraestrutura p/funcionamento

Ação

01

Revitalização e adequação do Balneário de Porto União no Bairro Santa Rosa

Ação

01

 

 

III – SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

 

Objetivos:

Executar programas sociais de natureza comunitária; atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica de 0 a 17 anos, propiciando condições ao seu desenvolvimento e integração na sociedade; dar suporte aos Conselhos Municipais; atender famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade devidamente cadastradas; atender pessoas portadoras de deficiência física e mental; apoiar técnica e financeiramente, através de convênios, entidades assistenciais sem fins lucrativos devidamente cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social;  apoiar e incentivar atuação de Grupos da Terceira Idade, implantar instituição de longa permanência para idosos e sua manutenção, manter em funcionamento a Casa de Passagem Municipal e o Serviço de Acolhimento; manter os 02 (dois) CRAS e  01 (um) CREAS. Essas ações serão desenvolvidas em conjunto com o Fundo Municipal de Assistência Social.

 

Principais Metas:

Especificação

Unidade

2022

Atendimento e acompanhamento integral às famílias referenciadas ao CRAS, Programa PAIF

Família

2500

Atendimento e acompanhamento integral às famílias residentes na área rural através da Equipe Volante do CRAS com a Execução do Paif

Família

300

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizado em grupos, organizado a partir de percursos de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida (dividido em grupos por faixa etária desde a primeira infância até a terceira idade e pessoas com deficiência) a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência e situações de vulnerabilidade socioeconômica

Família

500

Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos, PAEFI

Família

200

O serviço tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente

Adolescente

250

Serviço para a oferta de atendimento especializado à família com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos;

Família

150

Acolher provisório e excepcional crianças e adolescentes de ambos os sexos inclusive com deficiência sob medida de proteção

Criança

20

Atender famílias em situação de vulnerabilidade com cestas básicas/leite

Família

2400

Atender gestantes com auxilio natalidade (kit enxoval)

Pessoa

24

Atender pessoas em situação de vulnerabilidade com auxilio funeral

Pessoa

24

Auxiliar com fotos, passagens, 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito

Pessoa

400

Promoção de cursos profissionalizantes com SENAI/SENAC, com turmas de 35 alunos

Turma

31

Capacitar profissionais da área de assistência social e conselheiros

Capacitação

10

Contratação de instrutores para operacionalização de cursos de geração de renda municipal

Contratação

02

Aquisição de veículos para atendimento CRAS/CREAS/Gestão/Bolsa Família/3ª Idade/Serviço de Acolhimento/Casa de Passagem

Veículo

04

Manutenção de prédio que abriga o órgão gestor com reforma / construção / Manutenção das unidades fiscais do CRAS e CREAS

Reforma

02

Construção de Equipamento Público para oferta de Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade; CREAS

Equipamento

00

Manutenção de Equipamento Público para oferta de Serviço de Proteção Social Básica (Bairro Vice-King/Bela Vista)

Equipamento

02

Equipamento Público para oferta de Serviço de Proteção Social Básica (Bairro Santa Rosa)

Equipamento

00

Manutenção do Sistema de Informações Sociais para CRAS/Equipe volante/CREAS/Gestão

Manutenção

01

Contratação de profissionais para composição das equipes mínimas conforme prevê a NOB-RH- SUAS, para todos os serviços- para composição das equipes de Referência- CRAS / CREAS / GESTÃO/ CASA DE PASSAGEM/ SERVIÇO DE ACOLHIMENTO MUNICIPAL/ILPI

Pessoa

07

Garantir o atendimento de crianças e adolescentes priorizando o Programa de LA e PSC, bem como demais encaminhados pelo Conselho Tutelar em atividades de contra turno. (Tae Ken Do)

Criança / Adolescente

50

Garantir o atendimento de crianças e adolescentes priorizando o Programa de LA e PSC, bem como demais encaminhados pelo Conselho Tutelar em atividades de contra turno. (Dança)

Criança / Adolescente

30

Garantir o atendimento de crianças e adolescentes priorizando o Programa de LA e PSC, bem como demais encaminhados pelo Conselho Tutelar em atividades de contraturno (Informática)

Criança / Adolescente

90

Garantir o atendimento de crianças e adolescentes priorizando o Programa de LA e PSC, bem como demais encaminhados pelo Conselho Tutelar em atividades de contra turno (Dança de rua – HIP HOP)

Criança / Adolescente

30

Garantir o atendimento de crianças e adolescentes priorizando o Programa de LA e PSC, bem como demais encaminhados pelo Conselho Tutelar em atividades de contraturno (Grafitagem)

Criança / Adolescente

30

Auxílio com materiais de construção para reforma/ampliação e construção de unidades habitacionais

Família

40

Regularização fundiária REURBS S

Família

60

Auxílio com materiais de construção para melhoria sanitária

Família

30

Inclusão de novas famílias no Cadastro Único para acesso aos programas sociais do governo federal

Famílias

300

Atualização/Manutenção da Base de Dados do Cadastro Único das famílias beneficiários dos Programas Sociais do Governo Federal; Bolsa Família; tarifa social; energia elétrica; cursos profissionalizantes; Benefício de Prestação Continuada (BPC); Habitação de Interesse Social; contribuição previdenciária para donas(o) de casa; isenção de taxas de inscrição para concursos públicos; telefonia fixa; ID Jovem Carteira do Idoso; Bolsa de Estudos em instituições particulares

Famílias

2500

Aquisição de veículos para atendimento/gestão do Cadastro Único (intersetorialidades do Programa Bolsa Família – Assistência Social, Saúde e Educação)

Veículos

01

Reforma/Manutenção de prédio que abriga o órgão gestor do Cadastro Único

Reforma

01

Aquisição de equipamentos de informática (intersetorialidades do Programa Bolsa Família – Assistência Social, Saúde e Educação)

Equipamentos

03

CONSTRUÇÃO de um prédio novo para o serviço de acolhimento municipal

Construção

00

Aquisição de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e de consumo

Manutenção

01

CONSTRUÇÃO/REFORMA de um prédio para instalação de Instituição de Longa Permanência do Idoso

Construção

00

MANUTENÇÃO DE ILPI

Manutenção

00

CAPACITAÇÂO CONTINUADA PARA TODOS OS SERVIDORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Capacitação

04

 

 

IV- SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E ESPORTE

 

Objetivos:

Viabilizar, coordenar e controlar os objetivos e metas programados pelo Prefeito; assessorar o Chefe do Executivo nas relações com os diversos segmentos na sociedade e na sua representatividade diante dos setores e autoridades municipais, estaduais e federais; coordenar, repassar recursos e controlar as atividades executadas pelos órgãos da Administração Indireta; modernizar a estrutura administrativa do Executivo Municipal; executar atividades de natureza administrativa, jurídica e de recursos humanos; avaliar e proceder ajustes nas estruturas de pessoal face às metas estabelecidas neste plano; readequar plano de carreira para os servidores municipais; implantar programa de capacitação de recursos humanos; executar os processos de aquisição, armazenagem e distribuição de materiais; maximizar os serviços de natureza administrativa; proceder desapropriação de imóveis declarados de interesse social; modernizar e operacionalizar o sistema de tributação e fiscalização; garantir a execução e qualidade dos serviços prestados à sociedade; coordenar as ações ligadas ao Esporte e à Cultura.

 

Principais metas:

Especificação

 

2022

Reforma fachada da Prefeitura

Reforma

01

Reforma Intendência São Miguel da Serra

Reforma

01

Reforma Rodoviária Municipal

Reforma

01

Aquisição de veículo utilitário

Veiculo

01

Cursos de formação e capacitação

Curso

17

Aquisição equipamentos informática

Equipamentos

04

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

10

Aquisição de móveis e utensílios

Móveis

20

Participação em congressos, fóruns e seminários

Capacitação

05

 

IV.I– ESPORTE

 

Objetivos:

Apoiar e promover o desenvolvimento de atividades de desporto e lazer comunitário. Desenvolver ações que oportunizem crianças e adolescentes a praticarem esportes e participarem de competições. Apoiar o esporte amador. Desenvolver programas esportivos que integrem a comunidade com atividades próprias aos grupos da terceira idade.

 

Principais Metas:

Especificação

Unidade

2022

Planejar implementação de pistas de Bicicross e Downhill

Projetos

01

Planejar implementação de Arenas Esportivas

Projetos

01

Adquirir ginásio de Esportes da UNC

Ginásio

01

Desencadear ações de reforma ginásio de esportes da localidade do   Legru

Reforma

01

Aquisição equipamentos informática

Equipamentos

04

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

10

Aquisição de móveis e utensílios

Móveis

20

Aquisição materiais esportivos

Materiais

100

Realizar Festivais de férias

Festivais

02

Realizar torneios diversos

Torneios

01

Manutenção de praças esportivas

Praças

10

Participar jogos escolares SC JESC

Evento

01

Participar dos joguinhos aberto de SC–JASQUINHOS

Evento

01

Participar jogos abertos de SC JASC

Evento

01

Participar das olimpíadas escolares de SC – OLESC

Evento

01

Aquisição carrinho de cortar grama

Carrinho

01

Aquisição ônibus de 32 lugares

Ônibus

00

 

IV.II- CPD

 

Principais Metas:

Especificação

Unidade

2022

Aquisição Licenças

Licença

02

Infraestrutura de Rede

Rede

01

Aquisição Equipamentos informática

Equipamentos

20

 

 
V- SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO

 

Objetivos:

A Secretaria de Planejamento no município de Porto União está envolvida na área de engenharia, urbanismo, aprovação de projetos de construções, elaboração de projetos de obras públicas, acompanhamento e execução das mesmas. Participação na elaboração do PPA – Plano Plurianual, LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias e LOA – Lei Orçamentária Anual. Execução de Serviços topográficos, avaliação de imóveis, elaboração de processos (projeto) para solicitação de recursos Federais e Estaduais. Estão vinculados à Secretaria de Planejamento os seguintes setores: Diretoria de Arquitetura e Engenharia, Supervisão de Topografia e Coordenação de Planejamento, Fiscalização e Execução de Obras (responsabilidade Técnica), aprovação de conclusão de obras, implantação e acompanhamento da base cartográfica digital.

 

Principais Metas:

Especificação

Unidade

2022

Elaboração de projetos de pontes

Projeto

03

Projeto e Implementação de mobilidade Urbana

Projeto

01

Elaboração croquis referentes à Regularização Fundiária

Croquis

10

Aquisição equipamentos informática

Equipamentos

10

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

10

Cursos de capacitação profissional nas áreas de engenharia; orçamento; topografia; pavimentação asfáltica; esfinge-obra; licitações; planejamento urbano; arquitetura e demais cursos relacionados à gestão publica

Curso

06

Aquisição de livros técnicos nas diversas áreas de engenharia (pavimentação, orçamentos, elétrica, hidráulica, etc.)

Livro

10

Aquisição de normas técnicas – ABNT

Normas Técnicas

10

Participação em feiras e exposições a nível regional, estadual e nacional, na área de construção civil e afins

Participação

05

Aquisição de móveis e utensílios

Móveis/utens.

10

Aquisição de software de engenharia

Software

05

Aquisição ploter de recorte p/ DEMUTRAN

Equipamento

01

Aquisição impressora Laser p/ DEMUTRAN

Equipamento

01

Regularização Sistema Preventivo de Incêndio em Prédios Públicos

Projetos

35

Execução telhado DEMUTRAN

Obra

01

Aquisição Carreta p/transporte máquina de pintura

Equipamento

01

Aquisição de ploter/digitalizadora

Equipamento

01

Aquisição Veículo

Veículo

01

Viabilização, através de convênios, do Programa de Radiopatrulha

Convênio

01

Viabilização de convênios de trânsito a fim de atender as necessidades do Município

Convênio

01

Celebração de convênio com o Instituto Geral de Perícias de Porto União – 28° Núcleo Regional de Perícias

Convênio

01

 
 
VI- FINANÇAS E CONTABILIDADE

 

Objetivos:

Coordenar as ações ligadas à programação e execução orçamentária e financeira, exercer o controle do patrimônio, administrar a tesouraria, controlar os pagamentos, a dívida do município, observar a ordem dos precatórios, exercer o controle interno e outras atividades pertinentes.

 

Principais Metas:

Especificação

Unidade

2022

Aquisição equipamentos informática

Equipamentos

10

Aquisição móveis e utensílios

Móveis/Utensílios

10

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

10

 

 

VII- SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

 

Objetivos:

Dotar a rede municipal de educação e cultura dos meios necessários à manutenção e melhoria da Educação Básica; fortalecer o ciclo básico de alfabetização; promover a capacitação profissional do quadro de pessoal que atua no ensino municipal; desenvolver ações para valorização do magistério; assegurar o acesso de alunos residentes no meio rural através do transporte escolar; manter e aprimorar o serviço de merenda escolar; incentivar a implantação de hortas em escolas; implantar e/ou apoiar cursos profissionalizantes para jovens e adultos; construir, ampliar e reformar escolas; promover o desporto educacional escolar; construir canchas poliesportivas em escolas; apoiar eventos culturais, comemorativos e de lazer popular, administrar juntamente com a Secretaria de Finanças os recursos do FUNDEB.

 

Principais Metas:

Especificação

Unidade

2022

Adequação/aquisição de novos espaços escolares com vistas à municipalização do ensino fundamental

Escolas

02

Reforma instalações da SME

Prédio

01

Aquisição de terreno em área urbana para construção de escola, de acordo com padrões do FNDE

Terreno

01

Aquisição de veículos

Veículo

01

Aquisição equipamentos informática

Equipamentos

10

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

10

Melhoria e adequação Transporte Escolar

Programa

01

Melhoria Programa Merenda Escolar

Programa

01

Melhoria sistema de segurança nas Unidades Educacionais

Sistema Segurança

01

Garantir recursos e condições para a implementação do Plano Municipal de Educação (PME)

PME

01

Manter programa de aquisição/distribuição de material didático-pedagógico para alunos da rede municipal de ensino

Programa

01

Contratar instituição para efetuar avaliação institucional

Contrato

01

Concurso Público para ingresso no Magistério Municipal

Concurso

00

Contratar empresa para efetuar o teste seletivo anual

Contrato

01

Adquirir biblioteca itinerante para EJA

Biblioteca

01

Instalação de rede elétrica nas quadras cobertas para uso da comunidade

Rede elétrica

03

Instalação de água e construção de banheiros nas quadras cobertas

Banheiro

03

Execução de ações de revisão e adequação dos sistemas de acessibilidade, prevenção de incêndio e instalações elétricas

Sistemas

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         05

Promover reforma de Escolas e creches

Ações

05

Construção/Instalação de Creches

Edificação/

Instalações

01

Aquisição de livros p/bibliotecas das Escolas

Livros

1000

 

 

 

Núcleo Educacional João Fernando Sobral

 

 

Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral

Instalações

10

Aquisição de equipamentos de informática

Equipamento Informática

03

Aquisição outros equipamentos

Equipamento

10

Aquisição de cadeiras escolares

Cadeiras

20

Aquisição de móveis e utensílios

Móveis/Utensílios

10

Aquisição outros equipamentos

Mesa e cadeira

01

 

 

 

Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis

 

 

Manutenção instalações em geral

Instalações

10

Aquisição de equipamentos de informática

Equipamento Informática

03

Aquisição outros equipamentos

Equipamento

10

Aquisição de cadeiras escolares

Cadeiras

20

Aquisição de móveis e utensílios

Móveis/Utensílios

10

Aquisição outros equipamentos

Equipamento

01

 

 

 

Núcleo Educacional Frei Deodato

 

 

Manutenção instalações em geral

Instalações

10

Aquisição de equipamentos de informática

Equipamento Informática

03

Aquisição outros equipamentos

Equipamento

10

Aquisição de cadeiras escolares

Cadeiras

20

Aquisição de móveis e utensílios

Móveis/Utensílios

10

Aquisição outros equipamentos

Equipamento

01

 

 

 

Núcleo Educacional do Legru

 

 

Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral

Instalações

10

Aquisição de equipamentos de informática

Equipamento Informática

03

Aquisição outros equipamentos

Equipamento

10

Aquisição de cadeiras escolares

Cadeiras

20

Aquisição de móveis e utensílios

Móveis/Utensílios

10

Aquisição outros equipamentos

Equipamento

01

Formação continuada para professores

Curso

01

Aquisição de jogos e brinquedos pedagógicos

Kit de material

04

Aquisição de material didático para os alunos

Material

80

Aquisição de livros

Livros

2400

 

 

 

Núcleo Educacional São Bernardo do Campo

 

 

Manutenção instalações em geral

Instalações

10

Aquisição de equipamentos de informática

Equipamentos Informática

03

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

10

Aquisição de cadeiras escolares

Cadeiras

20

Aquisição de móveis e utensílios

Móveis/Utensílios

10

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

01

Aquisição de livros

Livros

10

 

 

 

Núcleo Educacional São Pedro do Timbó                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

 

 

Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral

Instalações

10

Aquisição de equipamentos de informática

Equipamentos Informática

03

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

10

Aquisição de cadeiras escolares

Cadeiras

20

Aquisição de móveis e utensílios

Móveis/Utensílios

10

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

10

 

 

 

Núcleo Educacional DA LANÇA                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

 

 

Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral

Instalações

10

Aquisição de equipamentos de informática

Equipamentos Informática

03

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

10

Aquisição de cadeiras escolares

Cadeiras

20

Aquisição de móveis e utensílios

Móveis/Utensílios

10

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

10

Cobrir o pátio /canalizar água pluvial

Instalação

01

 

 

 

NUCLEO DE EDUCACÃO DE JOVENS E ADULTOS

 

 

Manutenção Instalações

Instalações

01

 

 

 

Berçário Maria Luiza Waldraff

 

 

Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral

Instalações

10

Aquisição de equipamentos de informática

Equipamentos Informática

03

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

10

Aquisição de cadeiras escolares

Cadeiras

20

Aquisição de móveis e utensílios

Móveis/Utensílios

10

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

01

 

 

 

Núcleo de Educação Infantil Criança Feliz

 

 

Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral

Instalações

10

Aquisição de equipamentos de informática

Equipamentos Informática

03

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

10

Aquisição de cadeiras escolares

Cadeiras

20

Aquisição de móveis e utensílios

Móveis/Utensílios

10

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

01

 

 

 

Núcleo de Educação Infantil Arco-Íris

 

 

Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral

Instalações

10

Aquisição de equipamentos de informática

Equipamentos Informática

03

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

10

Aquisição de cadeiras escolares

Cadeiras

20

Aquisição de móveis e utensílios

Móveis/Utensílios

10

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

01

Construção salas de aula

Salas

02

 

 

 

Núcleo Educação Infantil Castelo Encantado

 

 

Manutenção e reforma instalações em geral

Instalações

10

Aquisição de equipamentos de informática

Equipamentos Informática

03

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

10

Aquisição de cadeiras escolares

Cadeiras

20

Aquisição de móveis e utensílios

Móveis/Utensílios

10

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

01

 

 

 

Núcleo de Educação Infantil Balão Mágico

 

 

Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral

Instalações

10

Aquisição de equipamentos de informática

Equipamentos Informática

03

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

10

Aquisição de cadeiras escolares

Cadeiras

20

Aquisição de móveis e utensílios

Móveis/Utensílios

10

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

01

 

 

 

NEI Comecinho da Vida

 

 

Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral

Instalações

10

Aquisição de equipamentos de informática

Equipamentos Informática

03

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

10

Aquisição de cadeiras escolares

Cadeiras

20

Aquisição de móveis e utensílios

Móveis/Utensílios

10

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

01

 

 

 

Núcleo de Educação Infantil Moranguinho

 

 

Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral

Instalações

10

Aquisição de equipamentos de informática

Equipamentos Informática

03

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

10

Aquisição de cadeiras escolares

Cadeiras

20

Aquisição de móveis e utensílios

Móveis/Utensílios

10

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

01

 

 

 

N.E. I.  Lina Sander                                                      

 

 

Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral

Instalações

10

Aquisição de equipamentos de informática

Equipamentos Informática

03

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

10

Aquisição de cadeiras escolares

Cadeiras

20

Aquisição de móveis e utensílios

Móveis/Utensílios

10

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

01

 

 

 

Núcleo de Educação Infantil Sonho de Criança

 

 

Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral

Instalações

10

Aquisição de equipamentos de informática

Equipamentos Informática

03

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

10

Aquisição de cadeiras escolares

Cadeiras

20

Aquisição de móveis e utensílios

Móveis/Utensílios

10

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

01

 

 

 

Núcleo de Educação Infantil FAVO DE MEL

 

 

Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral

Instalações

10

Aquisição de equipamentos de informática

Equipamentos Informática

03

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

10

Aquisição de cadeiras escolares

Cadeiras

20

Aquisição de móveis e utensílios

Móveis/Utensílios

10

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

01

 

 

 

NEI ALBERTINA BRAUCHNER

 

 

Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral

Instalações

10

Aquisição de equipamentos de informática

Equipamentos Informática

03

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

10

Aquisição de cadeiras escolares

Cadeiras

20

Aquisição de móveis e utensílios

Móveis/Utensílios

10

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

01

 

 

 

NEI Irmã Ana Lazzarini

 

 

Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral

Instalações

10

Aquisição de equipamentos de informática

Equipamentos Informática

03

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

10

Aquisição de cadeiras escolares

Cadeiras

20

Aquisição de móveis e utensílios

Móveis/Utensílios

10

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

01

 

 

 

NEI PINGO DE GENTE

 

 

Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral

Instalações

10

Aquisição de equipamentos de informática

Equipamentos Informática

03

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

10

Aquisição de cadeiras escolares

Cadeiras

20

Aquisição de móveis e utensílios

Móveis/Utensílios

10

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

01

 

 

 

NEI TREM DA ALEGRIA

 

 

Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral

Instalações

10

Aquisição de equipamentos de informática

Equipamentos Informática

03

Aquisição outros equipamentos

Equipamentos

10

Aquisição de cadeiras escolares

Cadeiras

20

Aquisição de móveis e utensílios

Móveis/Utensílios

10

Aquisição Outros Equipamentos

Equipamentos

01

 

PRÉ-ESCOLAS MUNICIPAIS QUE FUNCIONAM JUNTO AOS NÚCLEOS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL:

N.E FREI DEODATO = 01 TURMA

N.E DA LANÇA = 01 TURMA

N.E SÃO PEDRO DO TIMBÓ = 01 TURMA

N.E DO LEGRU = 01 TURMA

 

 

VIII- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

 

Objetivos:

Desenvolver ações de saúde pública e elevar os níveis de atendimento à população do Município, de forma a reduzir os custos sociais resultantes da falta de prevenção; proporcionar atendimento médico básico a toda população; operacionalizar as ações do Sistema Único de Saúde, através do atendimento médico ambulatorial e hospitalar; promover transportes em ambulância e outros veículos, quando necessário atendimento em outras cidades; executar programas preventivos de saúde materno/infantil, de higiene bucal e de combate ao uso de drogas; realizar exames laboratoriais; distribuir medicamentos da cesta básica aos usuários do SUS, fornecer medicamentos que não fazem parte da cesta básica para pessoas carentes; executar campanhas de vacinação; desenvolver ações para combate e prevenção de doenças diarreicas, de infecções respiratórias e de doenças previsíveis por imunização; e implementar ações de vigilância sanitária, ambiental e epidemiológica.

 

Principais Metas:

 

INFRAESTRUTURA

 

Especificação

Unidade

2022

Conclusão do Posto de Saúde do bairro São Francisco

Obra entregue

01

Ampliação da Unidade de Saúde do bairro São Pedro

Unidade Básica

01

Construção da Central de Medicamentos e Almoxarifado central

Central de Medicamentos e almoxarifado

01

Construção da Unidade Sanitária Cidade Nova e Centro

Unidade Básica

01

Adquirir veículos

Veículos

03

Adquirir mobiliário e equipamentos para todas as unidades de saúde

Equipamento e Mobiliário

65

 

 

GESTÃO ADMINISTRATIVA

 

Especificação

Unidade

2022

Gerenciar e manter em funcionamento as Unidades Básicas de Saúde existentes:

01 – Unidade Sanitária Área Industrial

02 – Unidade Sanitária Cidade Nova e Centro

03 – Unidade Sanitária Bom Princípio

04 – Unidade Sanitária Jangada

05 – Unidade Sanitária Jardim Bela Vista

06 – Unidade Sanitária Rio Bonito

07 – Unidade Sanitária Santa Cruz do Timbó

08 – Unidade Sanitária Santa Rosa

09 – Unidade Sanitária São Bernardo do Campo

10 – Unidade Sanitária São Miguel

11 – Unidade Sanitária São Pedro

12 – Unidade Sanitária Vice King

Unidade Básica

12

Gerenciar e manter em funcionamento as Clínicas especializadas existentes:

01 – Unidade Sanitária Centro – Policlínica

02 – Clínica de Cardiologia

03 – Centro de Especialidades Odontológicas

04 – Clínica de Fisioterapia Municipal

05 – Vigilância em Saúde

Clínica especializada

05

Gerenciar e manter em funcionamento a Pronto Atendimento Municipal

PAM

01

 

 

GESTÃO DA ATENÇÃO BÁSICA

 

Especificação

Unidade

2022

Otimizar o atendimento ambulatorial das especialidades médicas relativas à atenção básica nas Unidades Básicas de Saúde existentes:

01 – Unidade Sanitária Área Industrial

02 – Unidade Sanitária Cidade Nova e Centro

03 – Unidade Sanitária Bom Princípio

04 – Unidade Sanitária Jangada

05 – Unidade Sanitária Jardim Bela Vista

06 – Unidade Sanitária Rio Bonito

07 – Unidade Sanitária Santa Cruz do Timbó

08 – Unidade Sanitária Santa Rosa

09 – Unidade Sanitária São Bernardo do Campo

10 – Unidade Sanitária São Miguel

11 – Unidade Sanitária São Pedro

12 – Unidade Sanitária Vice King

Unidade Básica

12

Manter ou ampliar o credenciamento de Equipes de Saúde da Família, assim como manter elenco mínimo para constituir a equipe:

01 – ESF Área Industrial

02 – ESF Cidade Nova de Centro

03 – ESF Bela Vista e São Bernardo do Campo

04 – ESF Santa Cruz e Outros

05 – ESF Santa Rosa I

06 – ESF Santa Rosa II

07 – ESF São Pedro I

08 – ESF São Pedro II

09 – ESF Vice King

10 – ESF São Francisco

ESF

10

Manter ou ampliar o credenciamento de Equipes de Saúde Bucal, assim como manter elenco mínimo para constituir a equipe:

01 – ESB Santa Cruz e Outros

02 – ESB Santa Rosa

03 – ESB São Pedro

04 – ESB Vice King

ESB

04

Manter o credenciamento da Equipe de Atenção Primária Prisional, assim como manter elenco mínimo para constituir a equipe

EAPP

01

Manter e aperfeiçoar o funcionamento dos programas institucionais de saúde implantados por grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde:

Saúde da Criança

Saúde do Adolescente e do Jovem

Saúde da Mulher

Saúde do Homem

Saúde do Idoso

Grupos Prioritários

05

Manter e aperfeiçoar o funcionamento dos programas institucionais de saúde implantados:

 

Planejamento familiar

SISPRENATAL

SISCAN

PUERICULTURA

SISVAN

Suplementação Alimentar

HIPERDIA

Práticas Integrativas e Complementares – PICS

Programa Saúde na Escola

Programa de Prevenção e Controle do Tabagismo

Condicionalidades do Programa Bolsa Família

Saúde Mental

Saúde Bucal

Saúde do Trabalhador

Saúde do Sistema Penitenciário

Saúde da pessoa com deficiência

Programas

16

Promover a Educação Permanente em Saúde através de cursos de capacitação, desenvolvimento e reciclagem para servidores da saúde

Cursos

25

 

 

GESTÃO DA MÉDIA COMPLEXIDADE

 

Especificação

Unidade

2022

Otimizar o atendimento ambulatorial de especialidades médicas de ortopedia, cardiologia, dermatologia, infectologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, urologia e endocrinologia:

 

01 – Unidade Sanitária Centro – Policlínica

02 – Clinica de Cardiologia

03 – Centro de Especialidades Odontológicas

04 – Clinica de Fisioterapia Municipal

05 – Vigilância em Saúde

Clínica especializada

05

Manter convênios com Hospitais

Convênio

01

Viabilizar através do convênio com a Sociedade Beneficente São Camilo Hospital São Braz as cirurgias para atendimentos odontológicos em pacientes com necessidades especiais

Convênio

01

Manter convênio com o Corpo de Bombeiros Militar para a execução dos serviços de prevenção, combate a sinistros, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar

Convênio

01

Manter o credenciamento para Laboratórios de Analises Clínicas através da tabela SUS

Credenciamento

01

Manter credenciamento através da tabela SUS para prestação de serviços em saúde auditiva

Credenciamento

01

Manter contrato através da tabela SUS para prestação de reabilitação em deficiência intelectual e/ou distúrbio do espectro autista

Contrato

01

Manter convênio com o CISAMURC visando complementar a oferta de consultas e exames especializados não disponíveis pelo SUS

 

Convênio

01

Manter contrato com prestadores visando a compra complementar de consultas e exames especializados não disponíveis pelo SUS ou convênios

Contrato

01

Classificar por prioridade ou autorizar os exames, consultas e procedimentos pendentes na Central de Regulação do Acesso, através da regulação médica

Central de Regulação

01

 

 

 

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

 

Especificação

Unidade

2022

Manter contrato para compra de medicamentos que não fazem parte da Farmácia Básica, para pessoas carentes, prescritos por profissionais da rede pública, mediante avaliação socioeconômica

Contrato

01

Manter o Programa Fitoterápico Farmácia VIVA, garantindo à população o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos

Programa

01

 

 

VIGILÃNCIA EM SAÚDE

 

Especificação

Unidade

2022

Promover a vacinação do nascimento aos 10 anos de idade, adolescente, adulto e idoso, de acordo com o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde

Grupos prioritários

04

 

Realizar as campanhas de vacinação promovidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde

Campanhas Nacionais

06

Realizar a vacinação para COVID, de acordo com o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde

Vacinação

01

Estabelecer através da Vigilância Alimentar e Nutricional ações preventivas e de tratamento da obesidade, da desnutrição, das carências nutricionais específicas e de doenças crônicas não transmissíveis, relacionadas à alimentação e nutrição, contribuindo para a determinação do perfil epidemiológico

Vigilância Alimentar e Nutricional

01

 

 

TRANSPORTE SANITÁRIO

 

Especificação

Unidade

2022

Garantir o transporte de pacientes para o tratamento de saúde em outros municípios, por frota própria ou por contratação de empresas de transporte

Transporte sanitário

100%

 

 

 

SAÚDE MENTAL

 

Especificação

Unidade

2022

Gerenciar e manter em funcionamento CAPS I, assim como manter elenco mínimo para constituir a equipe multidisciplinar

CAPS I

01

Gerenciar e manter em funcionamento do Núcleo de Dependência Química, assim como manter elenco mínimo para constituir a equipe multidisciplinar

NDQ

01

Apoiar os projetos de geração de renda da Associação dos Usuários do CAPS I

Apoio

 

12

Gerenciar e manter em funcionamento a Clinica de Psicologia Municipal em apoio a demanda referenciada pelas unidades de saúde

Clinica de Psicologia

01

 

 

IX- SECRETARIA DE TRANSPORTES, OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS

 

Objetivos:

Planejar e apoiar a construção de conjuntos habitacionais; conservar e proceder melhorias em parques, praças, ruas urbanas e outros logradouros públicos; executar obras de saneamento urbano, construção de pontes e pavimentação de ruas e arborizar parques, praças e ruas; conservar a ampliar estradas vicinais; construir, ampliar e/ou reformar prédios públicos, executar serviços de limpeza pública e coleta de lixo; operacionalizar, ampliar e conservar o cemitério municipal; operacionalizar o serviço funerário; executar a manutenção e ampliação da rede de iluminação pública; executar obras de saneamento básico, galerias de águas pluviais ,construir e conservar pontes, proceder dragagem de rios e córregos; apoiar a ampliação da rede de distribuição de água e iniciar a implantação da rede de coleta e tratamento de esgoto; apoiar a regulamentação do consórcio intermunicipal  de transporte coletivo,  saneamento,   operacionalização de coleta e destinação de resíduos sólidos.

 

Principais Metas:

Especificação

Unidade

2022

Construir barracão p/ Secretaria

Barracão

01

Construção de pontes de concreto

Construção

10

Pavimentação com asfalto, calçamento ou concreto em duas ruas do centro, bairros e distritos

Quilômetros

15

Manutenção das estradas do interior com alargamento, limpeza dos bueiros e colocação de bica corrida

Ações

04

Remodelação das ciclovias e pistas de pedestres e trevos com iluminação urbana, tubulação e drenagem (saneamento básico), bem como acessibilidade

Remodelação

5 km

Implantação de tubulação e saneamento básico

Tubos

1000

Construção de pistas de bicicross e Downhill

Construção

01

Instalação/adequação de parques, praças, mirantes, academias ao ar livre, áreas de lazer

Espaços

05

Construção de canchas poliesportivas, campos, ginásios de esportes e Arenas

Construção

03

Aquisição de máquinas, caminhões e equipamentos

Equip. rodov.

10

Aquisição de veículos

Veículos

02

Implantação de coleta e tratamento de esgoto sanitário no município

Implantação e Tratamento

01

Implantação poços artesianos

Poços

01

Construção de portais e pórticos

Construção

01

Implantação de galerias de águas pluviais

Implantação

10

Construção/Recuperação e manutenção de abrigos de passageiros

Construção

11

Implantação de Parque Ambiental

Parque

01

Construção muro de arrimo

Muro

01

Implantação de semáforos para pedestres

Semáforos

03

Melhoria/manutenção Balsa

Balsa

01

Construção de Capelas Mortuárias

Construção

02

Implantação de tubulação e Saneamento Rural

Tubos

100

 

 

X- SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL E MEIO AMBIENTE

 

Objetivos:

Apoiar e incentivar a implantação de novas indústrias e estimular o desenvolvimento do comércio e do setor de serviços visando à ampliação da oferta de empregos e a geração de rendas no município, promover ações de divulgação das potencialidades e recursos do município; participar das atividades e ações da Incubadora Industrial de Porto União e prover os incentivos estabelecidos na Legislação Municipal.

 

Principais Metas:

Especificação

Unidade

2022

Apoio ao Conselho Municipal de Meio Ambiente

Ação/Apoio

01

Construção/implantação Casa do Empreendedor

Ação/Parceria

01

Promoção de cursos técnicos em parceria com o SENAI, SEBRAE, SENAR e SENAC

Curso

10

Construção de Centro de Eventos

Construção

01

Estudo de terrenos apropriados para a instalação de nova Área Industrial

Ação

01

Inclusão de programas de educação ambiental em escolas e entidades

Programa

01

Aquisição de móveis e equipamentos

Móveis/Equipamentos

10

Plano de gerenciamento integrado de resíduos sólidos

Resíduos

01

Estudo técnico referente à alíquota de energia elétrica cobrada pelas empresas distribuidoras, para verificar a diferença no custo de produção das industrias

Estudo

01

Convênios com o SENAI, SENAC, SEBRAE e SENAR para promover cursos e treinamentos

Convênio

05

Realização de fiscalização em parceria com a Defesa Civil nas áreas de preservação permanente e áreas de risco

Ação Fiscalização

01

Acompanhar o funcionamento do Aterro Sanitário Municipal e procurar novas alternativas para a destinação final do lixo

Aterro

01

Campanhas de conscientização sobre o meio ambiente

Campanha

01

Campanhas de divulgação do Município e sua produção industrial e agropecuária

Campanha

01

Estudo para instalação de usina de reciclagem de resíduos da constrição civil e resíduos de podas

Usina de reciclagem

01

Confecção de materiais de divulgação relacionados à Secretaria de Desenvolvimentos Econômico Sustentável e Meio Ambiente

Material

01

Concessão de incentivos à Indústria e ao Comércio

Concessão

01

Reformulação das leis de incentivo para a instalação de indústrias

Reformulação de leis

01

Estudo para implantação de fibras óptica para viabilizar o acesso à internet aos munícipes

Estudo

01

Instalação de Espaços para Destinação de Resíduos Sólidos (valas)

Espaços

01

Aquisição Usina de tratamento de resíduos sólidos visando eliminar aterro sanitário

Usina

00

 

 

XI- SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA

 

Objetivos:

Apoiar e incentivar a implantação de novas indústrias e estimular o desenvolvimento do comércio e do setor de serviços, visando a ampliação da oferta de empregos e a geração de renda no município; promover e fiscalizar ações de acordo com a legislação ambiental em vigor e que visem o desenvolvimento sustentável do Município.

 

Principais Metas:

Especificação

Unidade

2022

Aquisição e Equipamentos de informática

Equipamentos

04

Aquisição equipamentos em geral

Equipamentos

10

Aquisição de móveis e utensílios

Móveis/utens

10

Aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas para concessão em comodato às associações de produtores rurais

Máquinas e

Equipamentos

20

Serviços nas Propriedades – horas máquina

Programa

01

Acesso às propriedades (programa porteira a dentro)

Programa

01

Instalação poços artesianos

Construção

01

Apoio ao Mapeamento de terrenos rurais

Mapeamento

10

Melhora na qualidade do sêmen bovino

Programa

01

Cursos diversificados para a comunidade

Cursos

01

Alargamento das estradas

Estrada

01

Manutenção de convênio para emissão de nota fiscal de produtor rural

Convênio

01

Aquisição de “CHIP” para animais

Chip

500

Aquisição de medicamentos para animais

Medicamentos

2985

Formalização de parcerias e contratos para atendimento e castração de animais errantes, acolhidos vítimas de maus tratos e pertencentes a famílias carentes

Ação

3

Instalação de ambulatório no Centro de Acolhida e Tratamento Animal – CATA

Serviço

1

 

 

XII- ENCARGOS GERAIS DO MUNICÍPIO

 

Objetivos:

Pagamento de aposentados e pensionistas remanescentes a conta do município, pagamento de precatórios, amortização da dívida fundada e pagamento de encargos sociais.

 

Principais Metas:

Especificação

Unidade

2022

Pagamento aposentados e pensionistas

Aposentados

10

Pagamento precatórios

Precatório

05

Amortização Dívida

Contratos

04

Pagamento encargos Sociais

Competências

13

Efetivar Convênios

Convênios

15

Implementação/manutenção Fundo POLICIA MILITAR

FUNDO

01

 

 

XIII- FUNREBOM

 

Objetivos:

 Prevenção de sinistros, fiscalização de condições de edificações quanto a segurança, socorro a sinistrados e ocorrências relacionadas a sinistros, bem como atendimento pré-hospitalar e transporte de doentes.

 

Principais Metas:

Especificação

Unidade

2022

Aquisição de veículos

Veiculo

01

Reforma do aquartelamento

Reforma

01

Aquisição de equipamento de informática

Equipamento

01

Aquisição de equipamentos de proteção

Equipamento

01

Aquisição de equipamentos de combate a incêndio

Equipamento

01

Aquisição de material de expediente

Material

10

Aquisição de equipamentos e materiais para atendimento pré-hospitalar

Equipamento

10

Aquisição de equipamentos para resgate e salvamento aquático

Equipamento

01

Aquisição de equipamentos de ar condicionado

Equipamento

01

Aquisição de mobiliário para alojamento

Mobiliário

10

Aquisição de mobiliários diversos

Mobiliário

10

 

 

XIVLEGISLATIVO

 

Objetivos:

Assegurar o funcionamento da Câmara, em consonância com os preceitos constitucionais e com as normas estabelecidas na Lei Orgânica, oferecendo plenas condições aos Vereadores no exercício de suas funções; legislar, com a sanção do Prefeito, sobre matérias de competência do Município; organizar e administrar os seus serviços internos; exercer externamente o controle sobre a aplicação e prestação de contas dos recursos municipais; revisar periodicamente a legislação municipal e executar outras atividades previstas na Lei Orgânica do Município. Manter a Câmara de Vereadores com equipamentos e materiais suficientes ao seu pleno funcionamento. Adquirir móveis, veículos e equipamentos, bem como conservar e ampliar as suas instalações. Desenvolver projeto para construção da sede própria do Poder Legislativo e ainda realizar investimentos na área de pessoal proporcionando oportunidades aos servidores mediante concurso público. 

 

Principais Metas:

Especificação

Unidade

2022

Realizar Sessões

 

Ordinárias                                         Extraordinária                                                            Solenes

50

30

04

Apresentar Projetos de Lei

Apresentar Projetos de Decreto

Lei

Decreto

60

50

Editar Resoluções Legislativas

 

40

Apreciar Projetos de Lei:

Plano Plurianual

Lei de Diretrizes Orçamentárias

Orçamento – Programa Anual

 

100

01

01

01

Julgar as Contas do Prefeito Municipal

Contas

04

Aquisição de Veículo

Veiculo

01

Aquisição de Microcomputadores

Micro computador

05

Impressora a laser

Impressora

01

Impressora jato de tinta

Impressora

05

Estabilizador

Estabilizador

10

Nobreak

Nobreak

10

Mesa para computador

Mesa

00

Mesa para impressora

Mesa

00

Aparelhos de som

Aparelho de som

05

Microfones

Microfone

05

Máquina de calcular

Máquina de calcular

05

Linhas telefônicas

Linhas telefônicas

06

Telefone celular

Telefone celular

09

Escrivaninhas

Mesa

05

Cadeiras

Cadeiras

10

Armários

Armários

10

Sofás

Sofás

02

Bebedouro

Bebedouro

04

Máquina fotográfica profissional

Máquina fotográfica

02

Filmadora

Filmadora

02

Ventilador

Ventilador

10

Cortinas

Cortinas

05

Terreno e construção da sede própria

Construção

01

Reforma nas instalações da câmara municipal

Reforma

02

Cursos de aperfeiçoamento e capacitação de pessoal

Cursos

80

Participação dos vereadores em congressos e seminários

congressos

80

Realização de concurso público

Concurso público

01

Mobiliário em geral

Mobiliário

100

 

 

XV- PREVIDÊNCIA SOCIAL MUNICIPAL E ASSISTÊNCIA SOCIAL AOS SERVIDORES

 

Objetivos:

Atender os custos com aposentadorias dos servidores municipais e pensões de seus dependentes através do Fundo de Previdência Municipal, bem como, prestar atendimento médico e social através da AMASPU.

 

Principais Metas:

Especificação

Unidade

2022

Concessão de benefícios (aposentadorias e pensões)

Aposentadoria

163

Assistência medica hospitalar e exames, conforme tabela médica CBHPM e lei municipal nº 3.233/06, abrangendo segurados, filho e cônjuges (50%)

Assistência

8000

Assistência odontológica efetuada no instituto, através de profissionais licitados

Assistência

1000

Assistência psicológica efetuada no instituto, através de profissionais licitados

Assistência

100

Manutenção e conservação do prédio do instituto através de pintura, telhado, pisos, reparos nas paredes

Ação

01