LEI MUNICIPAL Nº 5000/2024

Tipo: Lei Ordinária
Ano: 2024
Data da Publicação: 24/05/2024

EMENTA

  • Denomina de “Alzira Domingos” o Núcleo de Educação Infantil localizado na Rua Professor Weinand, 1793, Bairro Santo Rosa, Município de Porto União.

Normas Relacionadas

Relacionamento Norma
ALTERA
LEI MUNICIPAL Nº 5027/2024

Integra da Norma

LEI Nº 5.000, de 21 de maio de 2024.

 

 

 

 

Denomina de “Alzira Domingos” o Núcleo de Educação Infantil localizado na Rua Professor Weinand, 1793, Bairro Santo Rosa, Município de Porto União.

 

 

 

 

O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO, Estado de Santa Catarina, usando da competência privativa que lhe confere o inciso IV, do artigo 64, da Lei Orgânica do Município, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte LEI:

 

 

Art. 1º Fica denominado de “Alzira Domingos” o Núcleo de Educação Infantil localizado na Rua Professor Weinand, 1793, Bairro Santa Rosa, Município de Porto União.

 

 

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

Porto União (SC), 21 de maio de 2024.

 

 

 

 

 

 

 

ELISEU MIBACH                                           RUAN GUILHERME WOLF

Prefeito Municipal                            Secretário Municipal de Administração e Esporte

 

ANEXO I

 

 

Alzira Domingos nasceu em 17 de maio de 1929, na cidade de Porto União. Filha de Assis Domingos e Sophia Domingos, uma dos onze filhos do casal.

Quando adolescente, costumava ajudar no comércio de seu pai, tendo amplo conhecimento dos secos e molhados comercializados na cidade, muitos vindos do interior.

Cursou Colegial Normal com habilitação em Magistério. Iniciou sua vida profissional substituindo professores licenciados a partir de 1949, até sua nomeação definitiva em 1951, quando passou a ocupar o cargo de Professora Normalista, Classe F do Grupo Escolar Horácio Nunes, Distrito de Valões, na época ainda Porto União, tendo assumido em 13 de agosto de 1951. No mesmo ano, passou a desempenhar suas funções no Grupo Escolar Professor Balduíno Cardoso.

Em seu livro de compromisso, são verificáveis diversos elogios ao seu desempenho como profissional dedicada e responsável.

Após sua aposentadoria, Alzira dedicou sua vida à educação e à preservação dos bens deixados pela família, tanto os materiais, como os imateriais, ou seja, as tradições culturais de sua família de origem libanesa.

Alzira nunca se casou, mas projetava em seu irmão Aniz, um carinho maternal. Por isso, tendo herdado seus pertences por ocasião de seu falecimento no ano de 1994, destinou recursos para a construção de um espaço destinado à uma biblioteca e museu, na cidade de União da Vitória. Sua única exigência foi de que o espaço por ela custeado deveria levar o nome do seu amado irmão.

Em Porto União, Alzira também quis celebrar a educação. No mês de agosto de 2019, fez a doação de um terreno de 4.800 metros quadrados para a construção de uma creche no Bairro Santa Rosa.

Alzira faleceu no dia 07 de janeiro de 2022, aos 92 anos de idade, totalmente lúcida, e até o fim dos seus dias fez questão em celebrar a cultura e a educação em Porto União e região, deixando um legado de exemplo profissional e de generosidade.