Aconteceu nesta sexta-feira (dia 9 de setembro) a capacitação para implantação da escuta especializada no município de Porto União!
O evento contou com profissionais que atuam na rede de proteção do município que visa normatizar e organizar o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima e/ou testemunha de violência. Além de criar mecanismos para prevenir e coibir a violência, nos termos do Art. 227 da Constituição Federal, a qual é definida conforme o Art. 7 da Lei 13.431/17.
Escuta especializada é o procedimento de entrevista sobre situação de violência com criança ou adolescente perante órgão da rede de proteção, limitado ao relato estritamente necessário para o cumprimento de sua finalidade. O objetivo deste procedimento consiste em acolher a vítima ou testemunha de violência, permitindo assim o livre relato para a proteção e o cuidado à criança e ao adolescente sejam garantidos. Caracteriza-se por ser uma relação cuidadora, acolhedora e não invasiva, e requer a disposição de escutar, respeitando o tempo de elaboração da situação traumática, as peculiaridades do momento e do desenvolvimento, inclusive o silêncio, sobretudo visando à não revitimização e/ou violência institucional.
O evento que foi organizado pelo Comitê Gestor da Escuta Especializada, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, foi ministrado pelo Professor e Doutor em Psicologia Social Edson Terra de forma on-line. Ao todo, cerca de 160 pessoas participaram do evento.
O Comitê agradece o apoio de toda rede socioassistencial de atendimento, em especial aos órgãos de Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público, Poder Judiciário, Conselho Tutelar e as Secretarias Municipal de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde e Administração, que de forma exímia colaboraram para o sucesso do evento.
Ainda, faz menção e agradecimento ao Colégio Santos Anjos, que por meio da Irmã Ilária, cedeu o espaço de forma acolhedora para a realização desta tão importante capacitação.