LEI MUNICIPAL Nº 4806/2022

Tipo: Lei Ordinária
Ano: 2022
Data da Publicação: 28/04/2022

EMENTA

  • Denomina de “Portal do Centenário do Maratá” o Portal Turístico localizado no Pintadinho.

Integra da Norma

LEI Nº 4.806, de 26 de abril de 2022.

Denomina de “Portal do Centenário do Maratá” o Portal Turístico localizado no Pintadinho.

O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO, Estado de Santa Catarina, usando da competência privativa que lhe confere o inciso IV, do artigo 64, da Lei Orgânica do Município, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte LEI:

Art. 1º Fica denominado o Portal turístico localizado no Pintadinho de “Portal do Centenário do Maratá”.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Porto União, 26 de abril de 2022.

ELISEU MIBACH RUAN GUILHERME WOLF
Prefeito Municipal Secretário Municipal de Administração e Esporte

ANEXO ÚNICO

Comemorou-se o Centenário da Comunidade do Maratá no dia oito de setembro de 2021 e a denominação do Portal é uma homenagem digna a esta data tão importante para os moradores da referida comunidade.
Por volta do dia 08 de setembro de 1921 chegaram as primeiras famílias de migrantes, a maior parte de origem alemã, vindos de São Pedro do Maratá – Rio Grande do Sul. O nome Nova Maratá foi dado por eles porque era o nome da comunidade onde eles viviam e mais tarde passou a se chamar somente Maratá.
Em meio à mata fechada, a primeira preocupação foi erguer um grande barracão para acomodar todas as famílias num só espaço, até que cada um fizesse a sua casa. O terreno da Nova Maratá pertencia a firma do Senhor Max Metzler, que vendeu ao Senhor Jacó Lerner Sobrinho cerca de 240 alqueires de terras, o qual foi vendendo pequenas áreas do terreno para seus amigos e parentes.
Em 1922 foi construída a primeira Escola onde o Professor Francisco Rücker ministrava suas aulas.
Em 1922 e 1923 chegaram mais famílias de origem alemã, aumentando assim o número de pessoas na colônia.
Por ser uma comunidade essencialmente católica davam grande importância para construção de uma igreja. No barracão de chão batido foi rezada a primeira missa por Nicolau Schann, e posteriormente foi feita a doação do terreno pelo Senhor João Schmidt para construção da tão sonhada igreja. Trouxeram um sino da Alemanha – e sua inauguração aconteceu aos 07 de julho de 1925. Os padrinhos do sino foram Jacó e Ana Lerner. E em 1936 os moradores da comunidade decidiram construir uma igreja maior, uma obra que fosse para o futuro. Em 1941 é lançada a pedra fundamental da atual igreja, construção que hoje é orgulho de toda região por sua beleza e sua arquitetura arrojada.
Em 1940, incentivados pelo Frei Deodato, foi construída a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, onde muitos peregrinos receberam graças na água milagrosa da gruta.
E assim sempre no mês de setembro é comemorada a festa dos colonizadores, em homenagem àqueles que desbravaram este belo recanto, encravado entre as montanhas, cuja festa, a partir do ano de 2001, foi denominada Bergnbauernfest – Festa dos Colonos da Montanha – valorizando aqueles que ao longo do tempo lutaram e continuam lutando pelo progresso, cultura, tradição e fé de um povo que recebe a todos de braços abertos.