LEI MUNICIPAL Nº 4813/2022

Tipo: Lei Ordinária
Ano: 2022
Data da Publicação: 17/06/2022

EMENTA

  • Denomina uma das vias públicas do Município de Porto União de “Anna Mibach Frei”.

Integra da Norma

LEI Nº 4.813, de 14 de junho de 2022.

Denomina uma das vias públicas do Município de Porto União de “Anna Mibach Frei”.

O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO, Estado de Santa Catarina, usando da competência privativa que lhe confere o inciso IV, do artigo 64, da Lei Orgânica do Município, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte LEI:

Art. 1º Fica denominada uma das vias públicas do Município de Porto União de “Anna Mibach Frei”.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Porto União, 14 de junho de 2022.

ELISEU MIBACH RUAN GUILHERME WOLF
Prefeito Municipal Secretário Municipal de Administração e Esporte

ANEXO I

Anna Mibach Frei nasceu em São Miguel da Serra no dia 11 de novembro do ano de 1926 e posteriormente foi registrada na Comunidade de Nova Galícia. Filha dos pioneiros de São Miguel da Serra, Senhores Mathias Mibach e Bertha Vogel Mibach.

Anna tinha apenas quatorze anos de idade, quando sua mãe faleceu e ela então precisou deixar a escola para ajudar a cuidar de seus seis irmãos e também era responsável por todos os afazeres domésticos na sua casa. Ela aprendeu muito cedo a importância do trabalho e iniciou sua vida profissional praticando costura na cidade. O pai de Anna trabalhava na cidade para poder sustentar a família e voltava para casa apenas nos finais de semana.

Posteriormente mudaram-se para Porto União e Anna começou a lavar roupas para os militares, para ajudar nas despesas da casa. E foi desta maneira que ela conheceu seu esposo, o Senhor Arthur Frei que, à época, servia ao Exército.

Casou-se com Arthur Frei no dia 13 de agosto do ano de 1949, aos 23 anos de idade. Depois de casados foram morar na comunidade do Legru – Porto União, onde trabalhavam com produção de leite. Alguns anos depois voltaram a morar em São Miguel da Serra definitivamente. Nesta comunidade trabalhavam na propriedade da família com agricultura e também bovinocultura. Tiveram 7 filhos, sendo eles: Maria Bernadete, Reinaldo Mathias, Arno, Roberto, Lucélia Regina, Bertha Angélica e Eduardo.

Foi uma mulher de caráter e honradez, sempre muito comprometida com suas atividades agropecuárias, mas também dedicou tempo e atenção especial à criação de sua família, servindo como grande exemplo a todos.

Anna faleceu no dia 10/09/2009 aos 82 anos de idade.