LEI MUNICIPAL Nº 4857/2022

Tipo: Lei Ordinária
Ano: 2022
Data da Publicação: 18/11/2022

EMENTA

  • Denomina de ‘Carlos Knippschild Junior’ a Praça localizada entre as Ruas Antiocho Pereira e Santos Dumont, no Município de Porto União.

Integra da Norma

LEI Nº 4.857, de 16 de novembro de 2022.

Denomina de ‘Carlos Knippschild Junior’ a Praça localizada entre as Ruas Antiocho Pereira e Santos Dumont, no Município de Porto União.

O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO, Estado de Santa Catarina, usando da competência privativa que lhe confere o inciso IV, do artigo 64, da Lei Orgânica do Município, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte LEI:

Art. 1º Fica denominada a Praça localizada entre as Ruas Antiocho Pereira e Santos Dumont de “Carlos Knippschild Junior”.

Art. 2º Revoga-se o Decreto nº105, de 18 de novembro de 1940.

Art. 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Porto União (SC), 16 de novembro de 2022.

ELISEU MIBACH RUAN GUILHERME WOLF
Prefeito Municipal Secretário Municipal de Administração e Esporte

ANEXO I

Carlos Knippschild Junior nasceu no ano de um mil novecentos e vinte e cinco, no Município de Porto União, Estado de Santa Catarina. Filho de Carlos e Maria Knippschild.

Casou-se com Dorothéia Wagenfuhr Knippschild e desta união tiveram dois filhos: Carlos Roberto e Evelyn Knippschild.

O pai de Carlos Junior foi o fundador da Fábrica de Fechaduras Knippschild, uma indústria mecânica de tecnologia muito à frente de seu tempo e que vendia seus produtos em todo Brasil, tendo dominado o mercado nacional da época.

Carlos Knippschild Junior estudou mecânica em uma escola técnica na Capital do Estado de São Paulo e retornou a Porto União após seus estudos, onde conduziu a modernização e desenvolvimento da fábrica.

Carlos, durante seus estudos em São Paulo, produziu uma obra mecânica “suis generis”: um cubo de ferro colocado sobre uma base; este cubo está colocado sobre uma única aresta. A obra foi produzida por ele a partir de um pedaço de metal, utilizando como ferramenta uma única lima.

Em 1958, um fatídico acidente provocou a morte de Carlos Knippschild Junior. A pedra de um esmeril se partiu e o atingiu.

A prematura morte de Carlos Junior deixou uma lacuna no coração de sua família e interrompeu o desenvolvimento de uma empresa que poderia ter mudado o perfil econômico de nossa região.

Em sua homenagem, foi instalado um monumento em frente ao Clube 25 de Julho – na chamada Praça Paraná – O Cubo.

Hoje, seu filho, Carlos Roberto, desenvolve a economia da região como diretor da In Brasil em União da Vitória.

Carlos foi um industrial proeminente e de grande importância histórica para nossa cidade, cujo nome deve ser lembrado através da denominação da Praça que tem o monumento feito por ele – o Cubo.

Foi um cidadão de muita habilidade, homem de visão empreendedora e total dedicação ao trabalho.