LEI MUNICIPAL Nº 4920/2023

Tipo: Lei Ordinária
Ano: 2023
Data da Publicação: 29/06/2023

EMENTA

  • Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias – 2024, expresso em normas, ações prioritárias, diretrizes, objetivos e metas a serem observadas pelas Unidades da Administração Direta, Fundos e Órgãos da Administração Indireta do Poder Executivo e pelo Poder Legislativo do Município de Porto União, e dá outras providências.

Integra da norma

Integra da Norma

LEI Nº 4.920, de 27 de junho de 2023.

 

 

 

Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias – 2024, expresso em normas, ações prioritárias, diretrizes, objetivos e metas a serem observadas pelas Unidades da Administração Direta, Fundos e Órgãos da Administração Indireta do Poder Executivo e pelo Poder Legislativo do Município de Porto União, e dá outras providências.

 

 

 

O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO, Estado de Santa Catarina, usando da competência privativa que lhe confere o inciso IV, do artigo 64, da Lei Orgânica do Município, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte LEI:

 

 

CAPÍTULO I

 

DAS DIRETRIZES GERAIS

 

Art. 1º O Orçamento do Município de Porto União, Estado de Santa Catarina, para o exercício financeiro de 2024, será elaborado e executado observando as diretrizes, objetivos, prioridades e metas estabelecidas nesta lei, compreendendo as Metas Fiscais, as Prioridades da Administração Municipal, a Estrutura dos Orçamentos, as Diretrizes para a elaboração do Orçamento do Município, as disposições sobre a Dívida Pública Municipal, Despesas com Pessoal, alterações na Legislação Tributária e demais disposições gerais.

 

Art. 2º Terão preferência sobre novos projetos, os que se encontrarem em fase de execução, desde que reavaliados nos termos das prioridades estabelecidas nesta lei e em especial aqueles que exijam contrapartida de recursos ordinários.

 

  • Além dos projetos elencados nos anexos da presente Lei, poderão ser incluídos outros no Orçamento Fiscal, desde que financiados com recursos de outros entes da Federação através de convênios.

 

  • A especificação de prioridades, para os diversos setores, constantes no Anexo I, não excluem aquelas não relacionadas.

 

Art. 3º Consideram-se prioritárias as ações que visem à conservação, manutenção e recuperação de Bens Públicos, sobre novos investimentos.

 

Art. 4º Tendo em vista as atividades econômicas desenvolvidas no Município, geradoras de tributos, serão as fontes das receitas provenientes dessas atividades, revistas e atualizadas, considerando os fatores que possam influenciar no aumento das receitas próprias.

 

Art. 5º Na estimativa das receitas serão considerados os efeitos das mudanças ocorridas na legislação tributária.

 

Art. 6º As despesas de capital terão os recursos assegurados, de acordo com a previsão orçamentária, objetivando a consecução de metas e prioridades da Administração Municipal.

 

Art. 7º A despesa fixada não será superior à receita estimada.

 

  • Não poderão ser fixadas e realizadas despesas sem que estejam definidas as fontes de recursos.

 

  • Nenhum compromisso poderá ser assumido sem a existência de crédito orçamentário que comporte a previsão na programação financeira de desembolso.

 

  • O disposto neste artigo e parágrafos incide sobre as demais diretrizes estabelecidas nesta Lei.

 

Art. 8º As receitas e as despesas serão estimadas segundo os preços vigentes no mês de fevereiro de 2023, valores estes que poderão ser corrigidos em qualquer mês do ano, pela variação prevista no Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, quando a variação do referido índice superar a 5% (cinco por cento), acumulado em 12 (doze) meses.

 

Art. 9º O Poder Executivo poderá promover estudos visando introduzir e consolidar as seguintes modificações na Legislação Tributária Municipal:

  • adequação dos valores das taxas aos custos dos respectivos fatos geradores;
  • alíquotas, bases de cálculo, período de apuração, prazos de recolhimento, isenções, incentivos e benefícios fiscais, objetivando a adequação da capacidade financeira do Município às suas necessidades de investimento e ao cumprimento de suas obrigações contratuais e à Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF.

 

Art. 10. As receitas do Município, Fundos, Autarquias e Fundações legalmente instituídos e controlados, direta ou indiretamente pelo Município, serão programadas para atender prioritariamente: os gastos com pessoal e encargos sociais, serviço da dívida, contrapartida de financiamentos, convênios, amortização de empréstimos e da Dívida Fundada Interna, sentenças judiciais e outros relativos à sua manutenção.

 

Art. 11.  A manutenção de atividades terá prioridade sobre as ações de expansão e de investimentos.

 

Art. 12. As despesas com pessoal e encargos sociais não poderão exceder aos limites estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, artigo 19.

 

                  Art. 13. O Município aplicará, anualmente, nunca menos de 25% (vinte e cinco por cento) da receita de impostos e das transferências recebidas da União e do Estado na manutenção e desenvolvimento do ensino, de acordo com o Art. 212 da Constituição Federal.

 

Art. 14. O Município assegurará que, pelo menos 70% (setenta por cento) dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais do Magistério – FUNDEB sejam destinados para a remuneração dos profissionais do magistério, em efetivo exercício.

 

Art. 15. Integrará a despesa municipal os recursos destinados ao cumprimento de precatórios, conforme disposto no Art. 100 e parágrafos da Constituição Federal.

 

Art. 16. O orçamento fiscal do Município alocará, obrigatoriamente, a previsão de recursos para transferência ao Poder Legislativo, a título de transferências financeiras, assegurando o pleno atendimento de suas finalidades, conforme Artigo 29-A, Inciso I da Constituição Federal.

 

Art. 17. O Município poderá firmar parcerias com organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, mediante a execução de atividades ou de projetos previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos em termos de colaboração, em termos de fomento ou em acordos de cooperação, até o limite de 2% (dois por cento) da Receita Corrente Líquida.

 

Art. 18. O Município contribuirá com a Associação dos Municípios do Planalto Norte – AMPLANORTE e a Federação dos Municípios Catarinenses – FECAM, conforme lei específica, sem que os valores sejam computados no índice previsto no artigo anterior.

 

Art. 19. O Poder Legislativo Municipal elaborará e encaminhará ao Executivo, no prazo estabelecido, sua proposta orçamentária que irá integrar o orçamento geral do Município.

 

Art. 20. O orçamento anual alocará recursos para assegurar a revisão geral anual de remuneração dos servidores públicos e dos subsídios de que tratam o § 4º do Art.39 e Inciso X do Artigo 37 da Constituição Federal.

 

Art. 21.  Os valores dos contratos de terceirização de mão-de-obra que se referem à substituição de servidores e empregados públicos serão contabilizados como “Outras Despesas de Pessoal”, nos termos do que dispõe o § 1º do Artigo 18 da LRF.

 

Art. 22. O Poder Executivo poderá alterar e ou adequar a estrutura de cargos e empregos, funções, concessão de vantagens e admissão de pessoal a qualquer título, respeitados os índices previstos na Lei Complementar nº 101/2000.

 

                                    Art. 23. Na data de revisão do salário mínimo, fica autorizada concessão de abono até o valor necessário para atingir o mesmo, para aqueles servidores que tiverem vencimentos inferiores ao salário mínimo e na data de revisão do piso dos professores (FUNDEB), fica autorizado abono no valor necessário para os professores que perceberem vencimentos inferiores ao piso.

 

Art. 24. O cronograma de desembolso financeiro mensal será elaborado até 30 (trinta) dias após a aprovação da lei orçamentária anual, conforme estimativa da receita, devendo ser revisto periodicamente, a fim de ser ajustado ao fluxo da receita.

 

Art. 25. Será considerada irrelevante, para fins de estimativa de impacto orçamentário e financeiro, a despesa proveniente da ação governamental, que anualmente não ultrapassar o limite para dispensa de licitação, conforme fixado no inciso I do Art. 24 da Lei 8.666/93.

 

Art. 26. O limite para renúncia de receita será de até 10% (dez por cento) do total da receita própria arrecadada no exercício imediatamente anterior.

 

Art. 27. Os tributos lançados e não arrecadados, inscritos em dívida ativa, cujos custos para cobrança sejam superiores ao crédito tributário, poderão ser cancelados, mediante autorização em lei, não se constituindo em renúncia de receita.

     

                   Art. 28. O ato que conceder ou ampliar incentivo, isenção ou benefício de natureza tributária ou financeira constante do Orçamento da Receita, somente entrará em vigor após a adoção de medidas de compensação.

 

Art. 29. As Despesas Obrigatórias de Caráter Continuado, programadas para 2024, poderão ser expandidas desde que acompanhadas de impacto financeiro e orçamentário, ressalvado o disposto no Artigo 25 desta Lei.

 

Art. 30. Os riscos fiscais, caso se concretizem, serão atendidos com recursos da Reserva de Contingência e também, se houver, do Excesso de Arrecadação e do Superávit Financeiro do exercício anterior.

 

Parágrafo único. Sendo estes recursos insuficientes, o Executivo Municipal encaminhará Projeto de Lei à Câmara Municipal, propondo anulação de recursos ordinários alocados para outras dotações não comprometidas.

 

 

CAPÍTULO II

 

DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO

DOS ORÇAMENTOS DO MUNICÍPIO

 

Art. 31. O Orçamento para o exercício 2024 compreenderá os orçamentos anuais:

  • do Poder Legislativo;
  • do Poder Executivo;
  • do Fundo Municipal de Assistência Social – FMAS;
  • do Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de Porto União – IMPRESS;
  • da Autarquia Municipal de Assistência à Saúde dos Funcionários Públicos de Porto União – AMASPU;
  • do Fundo Municipal de Educação – FME.

 

Art. 32. As dotações destinadas ao serviço da dívida deverão considerar apenas as operações contratadas, autorizadas ou confessadas até a data de encaminhamento da proposta orçamentária anual ao Poder Legislativo.

 

Art. 33. Na fixação das despesas serão observadas as prioridades e metas constantes do Anexo I desta Lei.

 

Art. 34. O Orçamento Municipal poderá consignar recursos para financiar atividades educacionais e sociais, mediante convênios, desde que seja da conveniência da Administração Municipal, e as Entidades tenham demonstrado padrão de eficiência no cumprimento dos objetivos determinados e cumprido os pré-requisitos necessários para firmar instrumento.

 

Parágrafo único. O Orçamento Municipal poderá consignar recursos para firmar convênios, ajustes, acordos ou congêneres com outros entes da Federação.

 

Art. 35. A Lei Orçamentária conterá:

  • previsão para Reserva de Contingência em montante de até 6% (seis cento) da receita prevista, destinada à obtenção de resultado primário positivo e a cobrir riscos fiscais;
  • autorização para abertura de créditos suplementares de até 10% (dez por cento) da despesa fixada, amparados em recursos previstos no artigo 43 da Lei 4.320/64;
  • autorização para contratação de Operação de Crédito no valor de até 10% (dez por cento) das receitas previstas, observado o limite de capacidade de endividamento;
  • autorização para remanejamento de recursos entre dotações orçamentárias, desde que dentro da mesma categoria de programação, não se incluindo no índice previsto no inciso II;
  • autorização para abertura de créditos adicionais em dotações de despesas determinadas pelo recebimento de subvenções, contribuições, auxílios e convênios, para aplicação em despesas vinculadas, tendo como limite o valor dos recursos recebidos.

 

Parágrafo único. Somente serão considerados créditos especiais aqueles não constantes da programação na Lei Orçamentária Anual em nível de projeto/atividade/modalidade, sendo os demais considerados suplementares e extraordinários.

 

 

CAPÍTULO III

 

DOS FUNDOS ESPECIAIS

 

Art. 36. Os Fundos Especiais Municipais são parte integrante desta lei.

 

 

CAPÍTULO IV

 

DO ORÇAMENTO DE AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES

 

Art. 37. Na elaboração dos orçamentos das Autarquias e Fundações Municipais serão observadas as normas contidas na Lei Federal nº 4.320/64, de 17 de março de 1964, e legislação pertinente, quanto às classificações a serem adotadas para as suas receitas e despesas.

 

Art. 38. As receitas e despesas das Autarquias e Fundações serão estimadas e programadas de acordo com as dotações previstas no orçamento geral do Município.

 

Art. 39. Nas estimativas das receitas e despesas, além dos fatores conjunturais que possam influenciar a produtividade das respectivas fontes, será considerado o custo dos serviços.

 

Art. 40. Na programação dos seus gastos, as Autarquias e Fundações observarão as prioridades e metas constantes na presente Lei.

 

 

CAPÍTULO V

 

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Art. 41. Caberá à Secretaria Municipal de Finanças e Contabilidade a coordenação da elaboração dos orçamentos de que trata a presente Lei.

 

Art. 42. Caso seja necessária a limitação de empenho e da movimentação financeira, serão suspensas as despesas decorrentes do previsto no artigo 17 desta lei e as previstas para atendimento de despesas com material de consumo, serviços de terceiros e encargos, diversas despesas de custeio, investimentos e inversões financeiras, podendo ser paralisadas temporariamente as atividades caracterizadas como não essenciais, ressalvando-se aquelas que constituam obrigações constitucionais e legais, inclusive aquelas destinadas ao pagamento do serviço da dívida e as despesas com pessoal, exceto hora extra.

 

  • Na hipótese da ocorrência do disposto no caput deste artigo, o chefe do Poder Executivo Municipal comunicará ao Poder Legislativo o montante que caberá a cada um tornar indisponível, para empenho e movimentação financeira.

 

  • O Chefe do Poder Executivo Municipal, com base na comunicação de que trata o parágrafo anterior, publicará ato estabelecendo os montantes que cada órgão do respectivo poder terá como limite de movimentação e empenho.

 

Art. 43. Ficam dispensadas da pesquisa prévia de preços, as despesas cujo valor não ultrapasse R$ 200,00 (duzentos reais).

 

Art. 44. O Executivo Municipal fica autorizado a assinar convênios com outras esferas de governo para realização de obras ou serviços de competência ou não do município.

 

Art. 45. Ficam alteradas as metas constantes do Plano Plurianual – PPA, para o exercício de 2024, de acordo com esta Lei.

 

 

Art. 46. Esta Lei entra em vigor na data de publicação.

 

 

Porto União (SC), 27 de junho de 2023.

 

 

 

 

 

 

 

ELISEU MIBACH                                             RUAN GUILHERME WOLF

Prefeito Municipal                              Secretário Municipal de Administração e Esporte

 

 

 

 

 

 

SOFIA SYDOL

Secretária Municipal de Finanças e Contabilidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO I

AÇÕES PRIORITÁRIAS E METAS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

PARA O EXERCÍCIO DE 2024

 

 

I- CHEFIA DE GABINETE DO PODER EXECUTIVO

 

Objetivos:

Coordenação político-administrativa, com a maioria das ações voltadas para o atendimento ao público. Manter o serviço de divulgação e publicação das ações administrativas. Manter os serviços de Cerimonial. Estabelecer relacionamento com as demais esferas de governo com vistas à obtenção de apoio para a implementação de projetos no município.

 

Especificação Unidade 2024
Atendimento ao público Pessoas 1000
Participação em reuniões e outros eventos Evento 120
Manter relação política com outras esferas de governo Contato 80
Manter setor de serviços de comunicação e divulgação Setor 01
Manter os serviços de cerimonial Serviço 50
Manutenção do Setor de Imprensa Setor 01

Principais Metas:

 

 

 

II- CONSULTORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL

 

Objetivos:

Viabilizar o atendimento ao público externo, coordenar a ações de assistência às vítimas de catástrofes, controlar os objetivos e metas programados pela Defesa Civil, no âmbito Municipal, Estadual e Federal; assessorar ao Chefe do Executivo nas relações com os diversos segmentos no âmbito da Defesa Civil e as ações de caráter preventivo a fim de minimizar os danos decorrentes de adventos diversos de qualquer natureza.

 

 

Principais Metas:

Especificação Unidade 2024
Cursos de formação e capacitação de agentes da Defesa Civil Curso 03
Aquisição equipamentos informática Equipamentos 01
Aquisição de móveis e utensílios Móveis 02
Aquisição de motor de popa 25 HP Motor de popa 01
Aquisição de equipamentos diversos Equipamento 01
Aquisição EPIs identificação padrão para Defesa Civil Tamanho P M G EPI 05
Botes de alumínio tamanho 7m, 8m e 9 metros, para uso em ações da Defesa Civil com remos alumínio Bote 01
Aquisição de GPS para Defesa Civil GPS 01
Participação dos agentes de Defesa Civil em Congressos, Fóruns e Seminários de Defesa Civil Congressos, Seminários e Fóruns. 05
Aquisição de Material Didático/educativo para uso em escolas e público em geral, relacionado Defesa Civil Cartilhas e

Folders

200
Aquisição materiais, fitas zebradas, lona, rolos corda Materiais 10
Aquisição de ferramentas: Escadas, moto serra, facões, lanternas Ferramentas 10

 

III- SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO 

 

Objetivos:

Promover e apoiar eventos artísticos e culturais e do segmento turístico bem como desencadear ações para manutenção, implantação de bem moveis e imóveis para benefício da população de Porto União através da FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA.

 

Principais Metas:

Especificação Unidade 2024
Implantação e manutenção de espaço para arquivo público municipal Espaço 01
Equipamentos para informatização do trabalho de arquivos e museologia e produção de espetáculos (iluminação, recurso cênicos e cenários) Equipamentos e recursos 10
Material e recursos para viabilizar exposições e eventos culturais Equipamento e recurso 02
Aquisição de mobiliário e equipamentos para montagem e adequação do Arquivo Municipal Mobiliário e equipamento 05
Produção de vídeos, CD´s, DVD´s sobre a cultura e história do município Produção 20
Implantação de projetos que valorizem a qualidade do artesanato regional através de pesquisas e treinamentos Implantação projetos 01
Apoiar e realizar festivais de música, de bandas e dança no município Apoio 04
Manutenção e criação de projetos de música Implantação e manutenção 04
Exposição de obras de Artistas Locais Apoio/ Realiz 04
Fomentar e apoiar a edição de obras literárias de todos os segmentos de escritores locais Incentivar 05
Realização de Pesquisas de Demanda Turística Ação 01
Manutenção do Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal Plano 01
Ações de apoio ao Turismo Náutico Ação 02
Apoio ao Turismo Ferroviário e Histórico Ferrovia 01
Implantação de programa de apoio ao Ecoturismo, Turismo de Aventura e Turismo Rural Programas 01
Inclusão de programas de incentivo à cultura e turismo nos projetos político-pedagógico das escolas Programas 01
Manutenção do complexo turístico com acessibilidade envolvendo o Morro da Cruz, paleotocas, Pocinho do Parque Monge João Maria, e áreas de preservação do bairro Santa Rosa Ação 01
Melhoria nos acessos atrativos turísticos Ação 03
Consolidar programas de visitas aos roteiros turísticos já implantados e outros a serem formados Programas 01
Implantação de novos roteiros turísticos Roteiros 01
Apoio ao desenvolvimento de atividades turísticas Apoio 01
Implantação de sinalização turística indicativa e interpretativa Sinalização 01
Implantação de programa de atração de investimentos no setor de turismo Programa 01
Criação de parcerias para a melhoria dos atrativos turísticos Parcerias 01
Implantação de Programa de Artesanato Programa 01
Implantação de Projeto de Gastronomia Projeto 01
Promoção e realização de seminários, oficinas mesas redondas, congressos, workshops na área de turismo Eventos 02
Realização de oficinas de capacitação gerencial para empreendedores Oficinas 02
Realização de oficinas de qualificação para hotéis, bares e restaurantes e agências de viagens e turismo Oficinas 01
Apoio a Promoção de Seminário para resgatar regionalmente a história e o Caminho das Tropas (Caminho das Missões) e Guerra do Contestado Ação/apoio 01
Apoio às festas realizadas no Município, voltadas ao turismo étnico, cultural, histórico, religioso e gastronômico Apoio 05
Apoio na realização da Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo Ação 01
Promoção e divulgação em veículos de comunicação, feiras e eventos Promoção 03
Aquisição de equipamentos informática Equipamentos 02
Aquisição de móveis e utensílios Móveis/utens 04
Suporte ao Conselho Municipal de Turismo Apoio 01
Suporte ao Conselho Municipal de Cultura Apoio 01
Participação em reuniões regionais IGR, seminários, salão do turismo, divulgando o município Ação 02
Construção e implantação do Parque do centenário com infraestrutura para funcionamento Ação 01
Revitalização e adequação do Balneário de Porto União no Bairro Santa Rosa Ação 01
Apoio à realização da Festa do XIXO Apoio 01
Implantação Tirolesa e Funicular Projeto 01

 

 

IV- SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

 

Objetivos:

Executar programas sociais de natureza comunitária; atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica de 0 a 17 anos, propiciando condições ao seu desenvolvimento e integração na sociedade; dar suporte aos Conselhos Municipais; atender famílias pessoas em situação de vulnerabilidade devidamente cadastradas; atender pessoas portadoras de deficiência física e mental; apoiar técnica e financeiramente, através de convênios, entidades assistenciais, sem fins lucrativos, devidamente cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social;  apoiar e incentivar atuação de Grupos da Terceira Idade, Implantar instituição de Longa permanência para Idosos e sua manutenção, manter em funcionamento a Casa de Passagem Municipal e o Serviço de Acolhimento. Manter os dois CRAS e um CREAS. Essas ações serão desenvolvidas em conjunto com o Fundo Municipal de Assistência Social.

 

Principais Metas:

Especificação Unidade 2024
Atendimento e acompanhamento integral às famílias referenciadas ao CRAS, Programa PAIF Família 2500
Atendimento e acompanhamento integral às famílias residentes na área rural através da Equipe Volante do CRAS com a Execução do PAIF Família 300
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizado em grupos, organizado a partir de percursos de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida (dividido em grupos por faixa etária desde a primeira infância até a terceira idade e pessoas com deficiência) a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência e situações de vulnerabilidade socioeconômica Família 500
Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos, PAEFI Família 200
O serviço tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente Adolescente 250
Serviço para a oferta de atendimento especializado a família com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos Família 150
Acolher provisório e excepcional crianças e adolescentes de ambos os sexos inclusive com deficiência sob medida de proteção Criança 20
Atender famílias em situação de vulnerabilidade com cestas básicas/leite Família 2400
Atender gestantes com auxilio natalidade (kit enxoval) Pessoa 24
Atender pessoas em situação de vulnerabilidade com auxilio funeral Pessoa 24
Auxiliar com fotos, passagens, 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito Pessoa 400
Promoção de cursos profissionalizantes com SENAI/SENAC, com turmas de 35 alunos Turma 31

 

Capacitar profissionais da área de assistência social e conselheiros Capacitação 10
Contratação de instrutores para operacionalização de cursos de geração de renda municipal Contratação 02
Aquisição de veículos para atendimento CRAS/CREAS/Gestão/Bolsa Família/3ª Idade/Serviço de Acolhimento/Casa de Passagem Veículo 04
Manutenção de prédio que abriga o órgão gestor com reforma / construção. Reforma 01
Construção de Equipamento Público para oferta de Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade (CREAS); Equipamento 01
Manutenção de Equipamento Público para oferta de Serviço de Proteção Social Básica. (Bairros Vice-King/Bela Vista) Equipamento 02
Manutenção do Sistema de Informações Sociais para CRAS/Equipe volante/CREAS/Gestão Manutenção 01
Contratação de profissionais para composição das equipes mínimas conforme prevê a NOB-RH- SUAS, para todos os serviços- para composição das equipes de Referencia- CRAS / CREAS / GESTÃO/ CASA DE PASSAGEM/ SERVIÇO DE ACOLHIMENTO MUNICIPAL/ILPI Pessoa 04
Garantir o atendimento de crianças e adolescentes priorizando o Programa de LA e PSC, bem como demais encaminhados pelo Conselho Tutelar em atividades de contraturno (Taekwondo) Criança / Adolescente 50
Garantir o atendimento de crianças e adolescentes priorizando o Programa de LA e PSC, bem como demais encaminhados pelo Conselho Tutelar em atividades de contraturno (Dança) Criança / Adolescente 30
Garantir o atendimento de crianças e adolescentes priorizando o Programa de LA e PSC, bem como demais encaminhados pelo Conselho Tutelar em atividades de contraturno (Informática) Criança / Adolescente 90
Garantir o atendimento de crianças e adolescentes priorizando o Programa de LA e PSC, bem como demais encaminhados pelo Conselho Tutelar em atividades de contraturno (Dança de rua – HIP HOP) Criança / Adolescente 30
Garantir o atendimento de crianças e adolescentes priorizando o Programa de LA e PSC, bem como demais encaminhados pelo Conselho Tutelar em atividades de contraturno (Grafitagem) Criança / Adolescente 30
Auxílio com materiais de construção para reforma/ampliação e construção de unidades habitacionais Família 40
Regularização fundiária REURBS Família 60
Auxílio com materiais de construção para melhoria sanitária Família 10
Inclusão de novas famílias no Cadastro Único para acesso aos programas sociais do governo federal Famílias 300
Atualização/Manutenção da Base de Dados do Cadastro Único das famílias beneficiários dos Programas Sociais do Governo Federal; Bolsa Família,

tarifa social, energia elétrica, cursos profissionalizantes, Benefício de Prestação Continuada, (BPC) habitação de Interesse Social, contribuição previdenciária para donas(o) de casa, isenção de taxas de inscrição para concursos públicos, telefonia fixa, ID Jovem Carteira do Idoso, Bolsa de Estudos em instituições particulares

Famílias 2500
Aquisição de veículos para atendimento/gestão do Cadastro Único. (intersetorialidades do Programa Bolsa Família – Assistência Social, Saúde e Educação Veículos 01
Reforma/Manutenção de prédio que abriga o órgão gestor do Cadastro Único Reforma 01
Aquisição de equipamentos de informática (intersetorialidades do Programa Bolsa Família – Assistência Social, Saúde e Educação Equipamentos 03
Aquisição de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e de consumo Manutenção 01
Manutenção de ILPI Manutenção 01
Capacitação continuada para todos os servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social Capacitação 04
Construção Abrigo de Menores Construção 01

 

 

 

V- SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E ESPORTE

 

Objetivos:

Viabilizar, coordenar e controlar os objetivos e metas programados pelo Prefeito; assessorar o Chefe do Executivo nas relações com os diversos segmentos na sociedade e na sua representatividade diante dos setores e autoridades municipais, estaduais e federais; manter a Assessoria Jurídica, coordenar, repassar recursos e controlar as atividades executadas pelos órgãos da Administração indireta; modernizar a estrutura administrativa do Executivo Municipal; executar atividades de natureza administrativa, jurídica e de recursos humanos; avaliar e proceder a ajustes nas estruturas de pessoal face às metas estabelecidas neste plano; readequar plano de carreira para os servidores municipais; implantar programa de capacitação de recursos humanos; executar os processos de aquisição, armazenagem e distribuição de materiais; maximizar os serviços de natureza administrativa; proceder a desapropriação de imóveis declarados de interesse social; modernizar e operacionalizar o sistema de tributação e fiscalização; garantir a execução e qualidade dos serviços prestados à sociedade. Coordenar as ações ligadas ao Esporte e à Cultura.

 

Principais metas:

Especificação Unidade 2024
Manutenção da Assessoria Jurídica Setor 01
Aquisição de veículo utilitário Veiculo 01
Cursos de formação e capacitação Curso 15
Aquisição equipamentos de informática Equipamentos 02
Aquisição de outros equipamentos Equipamentos 10
Aquisição de móveis e utensílios Móveis 20
Participação em congressos, fóruns e seminários Capacitação 05

 

V. I- ESPORTE

 

Objetivos:

Apoiar e promover o desenvolvimento de atividades de desporto e lazer comunitário. Desenvolver ações que oportunizem as crianças e adolescentes a praticarem esportes e participarem de competições. Apoiar o esporte amador. Desenvolver programas esportivos que integrem a comunidade com atividades próprias aos grupos da terceira idade.

 

Principais Metas:

Especificação   2024
Aquisição de equipamentos informática Equipamentos 02
Aquisição de outros equipamentos Equipamentos 10
Aquisição de móveis e utensílios Móveis 20
Aquisição de materiais esportivos Materiais 100
Realizar Festivais de férias Festivais 02
Realizar torneios diversos Torneios 01
Manutenção de praças esportivas Praças 10
Participar dos jogos escolares SC JESC Evento 01
Participar dos Joguinhos Abertos de SC –JASQUINHOS Evento 01
Participar Jogos Abertos de SC JASC; Evento 01
Participar das Olimpíadas Escolares de SC – OLESC Evento 01

 

  1. II- CPD

 

Principais Metas:

Especificação Unidade 2024
Aquisição de Licenças Licença 02
Infraestrutura de Rede Rede 01
Aquisição de equipamentos informática Equipamento 20

 

VI- SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO

 

Objetivos:

A Secretaria Municipal de Planejamento no município de Porto União está envolvida na área de engenharia, urbanismo, aprovação de projetos de construções, elaboração de projetos de obras públicas, acompanhamento e execução das mesmas. Participação na elaboração do Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA. Execução de serviços topográficos, avaliação de imóveis, elaboração de processos (projeto) para solicitação de recursos Federais e Estaduais. Estão vinculados à Secretaria de Planejamento os seguintes setores: Diretoria de Arquitetura e Engenharia, Supervisão de Topografia e Coordenação de Planejamento, Fiscalização e Execução de Obras (responsabilidade Técnica), aprovação de conclusão de obras, implantação e acompanhamento da base cartográfica digital.

 

Principais Metas:

Especificação Unidade 2024
Elaboração de projetos de pontes Projeto 02
Projeto e implementação da mobilidade Urbana Projeto 01
Elaboração croquis referentes à Regularização fundiária Croqui 10
Aquisição de equipamentos informática Equipamento 10
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 10
Cursos de capacitação profissional nas áreas de engenharia; orçamento; topografia; pavimentação asfáltica; esfinge-obra; licitações; planejamento urbano; arquitetura e demais cursos relacionados à gestão pública Curso 06
Aquisição de livros técnicos nas diversas áreas de engenharia (pavimentação, orçamentos, elétrica, hidráulica, etc.) Livro 10
Aquisição de normas técnicas – ABNT Normas Técnicas 10
Participação em feiras e exposições a nível regional, estadual e nacional, na área de construção civil e afins Participação 05
Aquisição de móveis e utensílios Móveis/utens 10
Aquisição de software de engenharia Software 02

VII- SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS E CONTABILIDADE

 

Objetivos:

Coordenar as ações ligadas à programação e execução orçamentária e financeira, exercer o controle do patrimônio, administrar a tesouraria, controlar os pagamentos, a dívida do município, observar a ordem dos precatórios, exercer o controle interno e outras atividades pertinentes.

 

Principais Metas:

Especificação Unidade 2024
Aquisição de equipamentos de informática Equipamento 10
Aquisição de móveis e utensílios Móveis/utens 10
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 10

VIII- SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

 

Objetivos:

Dotar a rede municipal de educação dos meios necessários à manutenção e melhoria da Educação Básica; fortalecer o ciclo básico de alfabetização; promover a capacitação profissional do quadro de pessoal que atua no ensino municipal; desenvolver ações para valorização do magistério; assegurar o acesso de alunos residentes no meio rural através do transporte escolar; manter e aprimorar o serviço de merenda escolar; incentivar a implantação de hortas em escolas; implantar e/ou apoiar cursos profissionalizantes para jovens e adultos; construir, ampliar e reformar escolas; promover o desporto educacional escolar; construir canchas poliesportivas em escolas; apoiar eventos culturais, comemorativos e de lazer popular, administrar juntamente com a Secretaria Municipal de Finanças os recursos do FUNDEB.

 

Principais Metas:

Especificação Unidade 2024
Adequação/aquisição de novos espaços escolares com vistas à municipalização do ensino fundamental Escolas 01
Reforma das instalações da SME Prédio 01
Aquisição de veículos Veículo 01
Aquisição de equipamentos de informática Equipamento 10
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 10
Melhoria e adequação do Transporte Escolar Programa 01
Melhoria do Programa Merenda Escolar Programa 01
Melhoria do sistema de segurança nas Unidades Educacionais Sistema Segurança 01
Garantir recursos e condições para a implementação do PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (PME) PME 01
Manter o programa de aquisição/distribuição de material didático-pedagógico para alunos rede municipal de ensino Programa 01
Contratar instituição para efetuar avaliação institucional Contrato 01
Concurso Público para ingresso no Magistério Municipal Concurso 01
Contratar empresa para efetuar o teste seletivo anual Contrato 01
Execução de ações de revisão e adequação dos sistemas de acessibilidade, prevenção de incêndio e instalações elétricas Sistemas 06
Promover reforma de escolas e creches Ações 05
Construção/Instalação de Creches Edificação/

Instalações

01
Aquisição de livros para bibliotecas das escolas Livros 1000
     
Núcleo Educacional João Fernando Sobral    
Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral Instalações 10
Aquisição de equipamentos de informática Equipamento informática 03
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 10
Aquisição de cadeiras escolares Cadeiras 20
Aquisição de móveis e utensílios Móveis/utens 10
Aquisição de outros equipamentos Mesa e cadeira 01
     
Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis    
Manutenção instalações em geral Instalações 10
Aquisição de equipamentos de informática Equipamento informática 03
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 10
Aquisição de cadeiras escolares Cadeiras 20
Aquisição de móveis e utensílios Móveis/utens 10
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 01
     
Núcleo Educacional Frei Deodato    
Manutenção instalações em geral Instalações 10
Aquisição de equipamentos de informática Equipamento informática 03
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 10
Aquisição de cadeiras escolares Cadeiras 20
Aquisição de móveis e utensílios Móveis/utens 10
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 01
     
Núcleo Educacional do Legru    
Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral Instalações 10
Aquisição de equipamentos de informática Equipamento informática 03
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 10
Aquisição de cadeiras escolares Cadeiras 20
Aquisição de móveis e utensílios Móveis/utens 10
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 01
Formação continuada para professores Curso 01
Aquisição de jogos e brinquedos pedagógicos Kit de material 04
Aquisição de material didático para os alunos Material 80
     
Núcleo Educacional São Bernardo do Campo    
Manutenção de instalações em geral Instalações 10
Aquisição de equipamentos de informática Equipamento informática 03
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 10
Aquisição de cadeiras escolares Cadeiras 20
Aquisição de móveis e utensílios Móveis/utens 10
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 01
Aquisição de livros Livros 10
     
Núcleo Educacional São Pedro do Timbó                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      
Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral Instalações 10
Aquisição de equipamentos de informática Equipamento informática 03
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 10
Aquisição de cadeiras escolares Cadeiras 20
Aquisição de móveis e utensílios Móveis/utens 10
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 10
     
Núcleo Educacional DA LANÇA                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      
Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral Instalações 10
Aquisição de equipamentos de informática Equipamento informática 03
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 10
Aquisição de cadeiras escolares Cadeiras 20
Aquisição de móveis e utensílios Móveis/utens 10
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 10
Cobrir o pátio /canalizar água pluvial Instalação 01
     
NUCLEO DE EDUCACÃO DE JOVENS E ADULTOS    
Manutenção Instalações Instalações 01
     
Berçário Maria Luiza Waldraff    
Adequação/Manutenção e reforma de instalações em geral Instalações 10
Aquisição de equipamentos de informática Equipamento informática 03
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 10
Aquisição de cadeiras escolares Cadeiras 20
Aquisição de móveis e utensílios Móveis/utens 10
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 01
     
Núcleo de Educação Infantil Criança Feliz    
Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral Instalações 10
Aquisição de equipamentos de informática Equipamento informática 03
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 10
Aquisição de cadeiras escolares Cadeiras 20
Aquisição de móveis e utensílios Móveis/utens 10
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 01
     
Núcleo de Educação Infantil Arco-Íris    
Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral Instalações 10
Aquisição de equipamentos de informática Equipamento informática 03
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 10
Aquisição de cadeiras escolares Cadeiras 20
Aquisição de móveis e utensílios Móveis/utens 10
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 01
     
Núcleo Educação Infantil Castelo Encantado    
Manutenção e reforma de instalações em geral Instalações 10
Aquisição de equipamentos de informática Equipamento informática 03
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 10
Aquisição de cadeiras escolares Cadeiras 20
Aquisição de móveis e utensílios Móveis/utens 10
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 01
     
Núcleo de Educação Infantil Balão Mágico    
Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral Instalações 10
Aquisição de equipamentos de informática Equipamento informática 03
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 10
Aquisição de cadeiras escolares Cadeiras 20
Aquisição de móveis e utensílios Móveis/utens 10
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 01
     
Núcleo de Educação Infantil Comecinho da Vida    
Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral Instalações 10
Aquisição de equipamentos de informática Equipamento informática 03
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 10
Aquisição de cadeiras escolares Cadeiras 20
Aquisição de móveis e utensílios Móveis/utens 10
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 01
     
Núcleo de Educação Infantil Moranguinho    
Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral Instalações 10
Aquisição de equipamentos de informática Equipamento informática 03
Aquisição de outro equipamento Equipamento 10
Aquisição de cadeiras escolares Cadeiras 20
Aquisição de móveis e utensílios Móveis/utens 10
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 01
     
Núcleo de Educação Infantil Lina Sander                                                          
Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral Instalações 10
Aquisição de equipamentos de informática Equipamento informática 03
Aquisição e outros equipamentos Equipamento 10
Aquisição de cadeiras escolares Cadeiras 20
Aquisição de móveis e utensílios Móveis/utens 10
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 01
     
Núcleo de Educação Infantil Sonho de Criança    
Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral Instalações 10
Aquisição de equipamentos de informática Equipamento informática 03
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 10
Aquisição de cadeiras escolares Cadeiras 20
Aquisição de móveis e utensílios Móveis/utens 10
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 01
     
Núcleo de Educação Infantil FAVO DE MEL    
Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral Instalações 10
Aquisição de equipamentos de informática Equipamento informática 03
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 10
Aquisição de cadeiras escolares Cadeiras 20
Aquisição de móveis e utensílios Móveis/utens 10
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 01
     
Núcleo de Educação Infantil ALBERTINA BRAUCHNER    
Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral Instalações 10
Aquisição de equipamentos de informática Equipamento informática 03
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 10
Aquisição de cadeiras escolares Cadeiras 20
Aquisição de móveis e utensílios Móveis/utens 10
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 01
     
Núcleo de Educação Infantil Irmã Ana Lazzarini    
Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral Instalações 10
Aquisição de equipamentos de informática Equipamento informática 03
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 10
Aquisição de cadeiras escolares Cadeiras 20
Aquisição de móveis e utensílios Móveis/utens 10
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 01
     
Núcleo de Educação Infantil PINGO DE GENTE    
Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral Instalações 10
Aquisição de equipamentos de informática Equipamento informática 03
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 10
Aquisição de cadeiras escolares Cadeiras 20
Aquisição de móveis e utensílios Móveis/utens 10
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 01
     
Núcleo de Educação Infantil TREM DA ALEGRIA    
Adequação/Manutenção e reforma instalações em geral Instalações 10
Aquisição de equipamentos de informática Equipamento informática 03
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 10
Aquisição de cadeiras escolares Cadeiras 20
Aquisição de móveis e utensílios Móveis/utens 10
Aquisição de outros equipamentos Equipamento 01

 

PRÉ-ESCOLAS MUNICIPAIS QUE FUNCIONAM JUNTO AOS NÚCLEOS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL:

N.E FREI DEODATO = 01 TURMA

N.E DA LANÇA = 01 TURMA

N.E SÃO PEDRO DO TIMBÓ = 01 TURMA

N.E DO LEGRU = 01 TURMA

 

IX- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

 

Objetivos:

Desenvolver ações de saúde pública e elevar os níveis de atendimento à população do Município, de forma a reduzir os custos sociais resultantes da falta de prevenção; proporcionar atendimento médico básico a toda população; operacionalizar as ações do Sistema Único de Saúde, através do atendimento médico ambulatorial e hospitalar; promover transportes em ambulância e outros veículos quando necessário atendimento em outras cidades; executar programas preventivos de saúde materno/infantil, de higiene bucal e de combate ao uso de drogas; realizar exames laboratoriais; distribuir medicamentos da cesta básica aos usuários do SUS, fornecer medicamentos que não fazem parte da cesta básica para pessoas carentes; executar campanhas de vacinação; desenvolver ações para combate e prevenção de doenças diarreicas, de infecções respiratórias e de doenças previsíveis por imunização; e implementar ações de vigilância sanitária, ambiental e epidemiológica.

Principais Metas:

 

  1. I – INFRAESTRUTURA

 

Especificação Unidade 2024
Ampliação da Unidade de Saúde do Bairro São Pedro Unidade Básica 01
Construção do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Unidade

CAPS

01
Aquisição de veículos Veículos 03
Adquirir mobiliário e equipamentos para todas as unidades de saúde Equipamento e Mobiliário 65

 

  1. II – GESTÃO ADMINISTRATIVA

 

Especificação Unidade 2024
Gerenciar e manter em funcionamento as Unidades Básicas de Saúde existentes:

01 – Unidade Sanitária Área Industrial

02 – Unidade Sanitária Cidade Nova e Centro

03 – Unidade Sanitária Bom Princípio

04 – Unidade Sanitária Jangada

05 – Unidade Sanitária Jardim Bela Vista

06 – Unidade Sanitária Rio Bonito

07 – Unidade Sanitária Santa Cruz do Timbó

08 – Unidade Sanitária Santa Rosa

09 – Unidade Sanitária São Bernardo do

Campo

10 – Unidade Sanitária São Miguel

11 – Unidade Sanitária São Pedro

12 – Unidade Sanitária Vice King

13 – Unidade Sanitária São Francisco

Unidade Básica 13
Gerenciar e manter em funcionamento as Clínicas especializadas existentes:

01 – Unidade Sanitária Centro – Policlínica

02 – Clínica de Cardiologia

03 – Centro de Especialidades Odontológicas

04 – Clínica de Fisioterapia Municipal

05 – Vigilância em Saúde

Clínica especializada 05
Gerenciar e manter em funcionamento a Pronto Atendimento Municipal PAM 01

 

 

  1. III – GESTÃO DA ATENÇÃO BÁSICA

 

Especificação Unidade 2024
Otimizar o atendimento ambulatorial das especialidades médicas relativas à atenção básica nas Unidades Básicas de Saúde existentes:

01 – Unidade Sanitária Área Industrial

02 – Unidade Sanitária Cidade Nova e Centro

03 – Unidade Sanitária Bom Princípio

04 – Unidade Sanitária Jangada

05 – Unidade Sanitária Jardim Bela Vista

06 – Unidade Sanitária Rio Bonito

07 – Unidade Sanitária Santa Cruz do Timbó

08 – Unidade Sanitária Santa Rosa

09 – Unidade Sanitária São Bernardo do Campo

10 – Unidade Sanitária São Miguel

11 – Unidade Sanitária São Pedro

12 – Unidade Sanitária Vice King

13 – Unidade Sanitária São Francisco

Unidade Básica 13
Manter ou ampliar o credenciamento de Equipes de Saúde da Família, assim como manter elenco mínimo para constituir a equipe:

01 – ESF Área Industrial

02 – ESF Cidade Nova de Centro

03 – ESF Bela Vista e São Bernardo do

Campo

04 – ESF Santa Cruz e Outros

05 – ESF Santa Rosa I

06 – ESF Santa Rosa II

07 – ESF São Pedro I

08 – ESF São Pedro II

09 – ESF Vice King

10 – ESF São Francisco

ESF 10
Manter ou ampliar o credenciamento de Equipes de Saúde Bucal, assim como manter elenco mínimo para constituir a equipe:

01 – ESB Santa Cruz e Outros

02 – ESB Santa Rosa

03 – ESB São Pedro

04 – ESB Vice King

ESB 04
Manter o credenciamento da Equipe de Atenção Primária Prisional, assim como manter elenco mínimo para constituir a equipe EAPP 01
Manter e aperfeiçoar o funcionamento dos programas institucionais de saúde implantados por grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde:

Saúde da Criança

Saúde do Adolescente e do Jovem

Saúde da Mulher

Saúde do Homem

Saúde do Idoso

Grupos Prioritários 05
Manter e aperfeiçoar o funcionamento dos programas institucionais de saúde implantados:

 

Planejamento familiar

SISPRENATAL

SISCAN

PUERICULTURA

SISVAN

Suplementação Alimentar

HIPERDIA

Práticas Integrativas e Complementares – PICS

Programa Saúde na Escola

Programa de Prevenção e Controle do Tabagismo

Condicionalidades do Programa Bolsa Família

Saúde Mental

Saúde Bucal

Saúde do Trabalhador

Saúde do Sistema Penitenciário

Saúde da pessoa com deficiência

Programas 16
Promover a Educação Permanente em Saúde através de cursos de capacitação, desenvolvimento e reciclagem para servidores da saúde Cursos 25

 

 

 

  1. IV – GESTÃO DA MÉDIA COMPLEXIDADE

 

Especificação Unidade 2024
Otimizar o atendimento ambulatorial de especialidades médicas de ortopedia, cardiologia, dermatologia, infectologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, urologia e endocrinologia:

01 – Unidade Sanitária Centro – Policlínica

02 – Clinica de Cardiologia

03 – Centro de Especialidades Odontológicas

04 – Clinica de Fisioterapia Municipal

05 – Vigilância em Saúde

Clínica especializada 05
Manter convênios com Hospitais Convênio 01
Viabilizar através do convênio com a Sociedade Beneficente São Camilo Hospital São Braz as cirurgias para atendimentos odontológicos em pacientes com necessidades especiais Convênio 01
Manter convênio com o Corpo de Bombeiros Militar para a execução dos serviços de prevenção, combate a sinistros, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar Convênio 01
Manter o credenciamento para Laboratórios de Análises Clínicas através da tabela SUS Credenciamento 01
Manter credenciamento através da tabela SUS para prestação de serviços em saúde auditiva Credenciamento 01
Manter contrato através da tabela SUS para prestação de reabilitação em deficiência intelectual e/ou distúrbio do espectro autista Contrato 01
Manter convênio com o CISAMURC visando complementar a oferta de consultas e exames especializados não disponíveis pelo SUS Convênio 01
Manter contrato com prestadores visando à compra complementar de consultas e exames especializados não disponíveis pelo SUS ou convênios Contrato 01
Classificar por prioridade ou autorizar os exames, consultas e procedimentos pendentes na Central de Regulação do Acesso, através da regulação médica Central de Regulação 01

 

 

  1. V – ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

 

Especificação Unidade 2024
Manter contrato para compra de medicamentos que não fazem parte da Farmácia Básica, para pessoas carentes, prescritos por profissionais da rede pública, mediante avaliação socioeconômica Contrato 01
Manter o Programa Fitoterápico Farmácia VIVA, garantindo à população o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos Programa 01

 

 

  1. VI – VIGILÃNCIA EM SAÚDE

 

Especificação Unidade 2024
Promover a vacinação do nascimento aos 10 anos de idade, adolescente, adulto e idoso, de acordo com o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde Grupos prioritários 04

 

Realizar as campanhas de vacinação promovidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde Campanhas Nacionais 06
Realizar a vacinação para COVID, de acordo com o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde Vacinação 01
Estabelecer através da Vigilância Alimentar e Nutricional ações preventivas e de tratamento da obesidade, da desnutrição, das carências nutricionais específicas e de doenças crônicas não transmissíveis, relacionadas à alimentação e nutrição, contribuindo para a determinação do perfil epidemiológico Vigilância Alimentar e Nutricional 01
Evitar a entrada e disseminação de doenças transmissíveis no município e garantir a qualidade dos produtos de consumo humano Ação 01

 

  1. VII – TRANSPORTE SANITÁRIO

 

Especificação Unidade 2024
Garantir o transporte de pacientes para o tratamento de saúde em outros municípios, por frota própria ou por contratação de empresas de transporte Transporte sanitário 100%

 

  1. VIII – SAÚDE MENTAL

 

Especificação Unidade 2024
Gerenciar e manter em funcionamento CAPS I, assim como manter elenco mínimo para constituir a equipe multidisciplinar CAPS I 01
Gerenciar e manter em funcionamento do Núcleo de Dependência Química, assim como manter elenco mínimo para constituir a equipe multidisciplinar NDQ 01
Apoiar os projetos de geração de renda da Associação dos Usuários do CAPS I Apoio

 

12
Gerenciar e manter em funcionamento a Clínica de Psicologia Municipal em apoio a demanda referenciada pelas unidades de saúde Clínica de Psicologia 01

 

 

X- SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTES, OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS

 

Objetivos:

Planejar e apoiar a construção de conjuntos habitacionais; conservar e proceder melhorias em parques, praças, ruas urbanas e outros logradouros públicos; executar obras de saneamento urbano, construção de pontes e pavimentação de ruas e arborizar parques, praças e ruas; conservar a ampliar estradas vicinais; construir, ampliar e/ou reformar prédios públicos, executar serviços de limpeza pública e coleta de lixo; operacionalizar, ampliar e conservar o cemitério municipal; operacionalizar o serviço funerário; executar a manutenção e ampliação da rede de iluminação pública; executar obras de saneamento básico, galerias de águas pluviais, construir e conservar pontes, proceder dragagem de rios e córregos; apoiar a ampliação da rede de distribuição de água e iniciar a implantação da rede de coleta e tratamento de esgoto; apoiar a regulamentação do consórcio intermunicipal  de transporte coletivo,  saneamento,   operacionalização de coleta e destinação de resíduos sólidos

 

Principais Metas:

Especificação Unidade 2024
Reformar barracão para a Secretaria Barracão 01
Construção de pontes de concreto Construção 10
Pavimentação com asfalto, calçamento ou concreto em ruas do centro, bairros e distritos Quilômetros 15
Manutenção das estradas do interior com alargamento, limpeza dos bueiros e colocação de bica corrida Ações 04
Remodelação das ciclovias, pistas de pedestres e trevos com iluminação urbana, tubulação e drenagem (saneamento básico), bem como acessibilidade Remodelação 05 km
Implantação tubulação saneamento básico Tubos 1000
Construção de pistas de bicicross e Downhill Construção 01
Instalação/adequação de parques, praças, mirantes, academias ao ar livre, áreas de lazer Espaços 10
Construção de canchas poliesportivas, campos, ginásios de esportes e Arenas Construção 02
Aquisição de máquinas, caminhões e equipamentos Equipamento rodoviário 10
Aquisição de veículos Veículos 02
Implantação de coleta e tratamento de esgoto sanitário no município Implantação e Tratamento 01
Implantação de poços artesianos Poços 01
Construção de portais e pórticos Construção 01
Implantação de galerias de águas pluviais Implantação 10
Construção/Recuperação e manutenção de abrigos de passageiros Construção 10
Implantação de Parque Ambiental e Balneário Parque 01
Construção de muro de arrimo Muro 01
Implantação de semáforos para pedestres Semáforos 03
Melhoria/manutenção da Balsa Balsa 01
Construção de Capelas Mortuárias Construção 02
Implantação e tubulação e saneamento rural Tubos 100
Realização de Obras de ampliação de rede de iluminação pública do município, bem como, realização de obras de ampliação de rede de eletrificação em parceria com os órgãos responsáveis Metros 1000
Manutenção dos serviços de jardinagem e embelezamento de ruas, praças e parques Manutenção 01
Manutenção das atividades com padrão de qualidade e eficiência do departamento de limpeza pública Manutenção 01
Manutenção do Britador Municipal Manutenção 01
Manutenção do Terminal Rodoviário Manutenção 01

 

 

XI- SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL E MEIO AMBIENTE

 

Objetivos:

Apoiar e incentivar a implantação de novas indústrias e estimular o desenvolvimento do comércio e do setor de serviços visando à ampliação da oferta de empregos e a geração de rendas no município, promover ações de divulgação das potencialidades e recursos do município; participar das atividades e ações da Incubadora Industrial de Porto União e prover os incentivos estabelecidos na Legislação Municipal.

 

Principais Metas:

Especificação Unidade 2024
Apoio ao Conselho Municipal de Meio Ambiente Ação/Apoio 01
Construção/implantação Casa do Empreendedor Ação/Parceria 01
Promoção de cursos técnicos em parceria com o SENAI, SEBRAE, SENAR e SENAC Curso 10
Estudo de terrenos apropriados para a instalação de nova Área Industrial Ação 01
Inclusão de programas de educação ambiental em escolas e entidades. Programa 01
Aquisição de móveis e equipamentos Móveis/Equipamentos 05
Plano de gerenciamento integrado de resíduos sólidos. Plano 01
Convênios com o SENAI, SENAC, SEBRAE e SENAR para promover cursos e treinamentos Convênio 05
Realização de fiscalização em parceria com a Defesa Civil nas áreas de preservação permanente e áreas de risco Ação Fiscalização 01
Acompanhar o funcionamento do Aterro Sanitário Municipal e procurar novas alternativas para a destinação final do lixo Aterro 01
Campanhas de conscientização sobre o meio ambiente Campanha 01
Campanhas de divulgação do Município e sua produção industrial e Agropecuária Campanha 01
Estudo para instalação de usina de reciclagem de resíduos da constrição civil e resíduos de podas Usina de reciclagem 01
Confecção de materiais de divulgação relacionadas a Secretaria de Desenvolvimentos Econômico Sustentável e Meio Ambiente Material 01
Concessão de incentivos a Indústria e Comércio Concessão 01
Estudo para implantação de fibras óptica para viabilizar o acesso à internet aos Munícipes Estudo 01
Instalação de Espaços para Destinação de Resíduos Sólidos (valas) Espaços 01
Aquisição Usina de tratamento de resíduos sólidos visando eliminar aterro sanitário Usina 01

XII- SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA

 

Objetivos:

Apoiar e incentivar a implantação de novas indústrias e estimular o desenvolvimento do comercio e do setor de serviços, visando à ampliação da oferta de empregos e a geração de renda no município; promover e fiscalizar ações de acordo com a legislação ambiental em vigor e que visem o desenvolvimento sustentável do Município.

 

Principais Metas:

Especificação Unidade 2024
Aquisição de Equipamentos de informática Equipamentos 04
Aquisição de equipamentos em geral Equipamentos 10
Aquisição de móveis e utensílios Móveis/utens 10
Aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas para concessão em comodato às Associações de Produtores Rurais Máquinas e

Equipamentos

35
Serviços nas Propriedades – horas máquina Programa 01
Acesso às propriedades (Programa Porteira a Dentro) Programa 01
Instalação de Poços Artesianos Construção 01
Apoio ao Mapeamento de terrenos rurais Mapeamento 01
Melhora na qualidade do sêmen bovino Programa 01
Cursos diversificados para a comunidade Cursos 01
Alargamento das estradas Estrada 01
Manutenção de convênio para emissão de nota fiscal de produtor rural Convênio 01
Aquisição de “CHIP” para animais Chip 500
Aquisição de medicamentos para animais Medicamentos 2985
Formalização de parcerias e contratos para atendimento e castração de animais errantes, acolhidos vítimas de maus tratos e pertencentes a famílias carentes Ação 03
Instalação de ambulatório no Centro de Acolhida e Tratamento Animal – CATA Serviço 01
Aquisição de Reboque para transporte de animais de grande porte (carretinha) Reboque 01
Aquisição de um carro para transporte de animais Carro 01

XIII- ENCARGOS GERAIS DO MUNICÍPIO

 

Objetivos:

Pagamento de aposentados e pensionistas remanescentes a conta do município, pagamento de precatórios, amortização da dívida fundada e pagamento de encargos sociais.

 

Principais Metas:

Especificação Unidade 2024
Pagamento aposentados e pensionistas Aposentados 10
Pagamento de precatórios Precatório 05
Amortização de Dívida Contratos 04
Pagamento de Encargos Sociais Competências 13

 

Efetivar Convênios Convênios 15
Implementação/manutenção Fundo Policia

Militar

Fundo 01
Operacionalizar sistema em formato de diário online de publicações de interesse do Município Sistema 01
Realizar Convênios com o governo federal e estadual para melhorias nas estruturas físicas das escolas municipais Convênio 01

 

 

XIV- FUNREBOM

 

Objetivos:

Prevenção de sinistros, fiscalização de condições de edificações quanto a segurança, socorro a sinistrados e ocorrências relacionadas a sinistros, bem como atendimento pré-hospitalar e transporte de doentes.

 

Principais Metas:

Especificação Unidade 2024
Aquisição de veículos Veiculo 01
Reforma do aquartelamento Reforma 01
Aquisição de equipamento de informática Equipamento 01
Aquisição de equipamentos de proteção Equipamento 01
Aquisição de equipamentos de combate a incêndio Equipamento 01
Aquisição de material de expediente Material 10
Aquisição de equipamentos e materiais para atendimento pré-hospitalar Equipamento 10
Aquisição de equipamentos para resgate e salvamento aquático Equipamento 01
Aquisição de mobiliário para alojamento Mobiliário 10
Aquisição de mobiliários diversos Mobiliário 10

XV – LEGISLATIVO

 

Objetivos:

Assegurar o funcionamento da Câmara, em consonância com os preceitos constitucionais e com as normas estabelecidas na Lei Orgânica, oferecendo plenas condições aos Vereadores no exercício de suas funções; legislar, com a sanção do Prefeito, sobre matérias de competência do Município; organizar e administrar os seus serviços internos; exercer externamente o controle sobre a aplicação e prestação de contas dos recursos municipais; revisar periodicamente a legislação municipal e executar outras atividades previstas na Lei Orgânica do Município. Manter a Câmara de Vereadores, com equipamentos e materiais suficientes ao seu pleno funcionamento. Adquirir móveis, veículos e equipamentos, bem como conservar e ampliar as suas instalações. Desenvolver projeto para construção da sede própria do Poder Legislativo e ainda realizar investimentos na área de pessoal proporcionando oportunidades aos servidores e aos ‘mediante concurso público.

 

Principais Metas:

Especificação Unidade 2024
Realizar Sessões

 

Ordinárias                                         Extraordinária                                                            Solenes 50

30

04

Apresentar Projetos de Lei

Apresentar Projetos de Decreto

Lei

Decreto

60

50

Editar Resoluções Legislativas Resoluções 40
Apreciar Projetos de Lei:

Plano Plurianual

Lei de Diretrizes Orçamentárias

Orçamento – Programa Anual

Projetos 250

01

01

01

Julgar as Contas do Prefeito Municipal Contas 05
Aquisição de Veículo Veículo 01
Aquisição de Microcomputadores Microcomputador 10
Impressora a laser Impressora 04
Impressora jato de tinta Impressora 03
Estabilizador Estabilizador 10
Nobreak Nobreak 10
Mesa para computador e impressora Mesa 05
Aparelhos de som – Mesa de som Aparelho de som 02
Microfones Microfone 11
Máquina de calcular Máquina de calcular 05
Linhas telefônicas Linhas telefônicas 11
Telefone celular Telefone celular 14
Escrivaninhas Mesa 05
Cadeiras Cadeiras 50
Armários Armários 20
Sofás Sofás 03
Bebedouro Bebedouro 04
Máquina fotográfica profissional Máquina fotográfica 02
Filmadora Filmadora 02
Ventilador Ventilador 05
Cortinas Cortinas 15
Terreno e construção da sede própria Construção 01
Reforma nas instalações da câmara municipal Reforma 02
Cursos de aperfeiçoamento e capacitação de pessoal Cursos 100
Participação dos vereadores em congressos e seminários Congressos 100
Realização de concurso público Concurso público 01
Mobiliário em geral Mobiliário 100
Ar condicionado Aparelhos 15
Notebook Aparelhos 10

 

 

XVI- PREVIDÊNCIA SOCIAL MUNICIPAL E ASSISTÊNCIA SOCIAL A SERVIDORES

 

 

Objetivos:

Atender os custos com aposentadorias dos servidores municipais e pensões de seus dependentes através do Fundo de Previdência Municipal, bem como, prestar atendimento médico e social através da AMASPU.

 

 

 

Principais Metas:

Especificação Unidade 2024
Concessão de benefícios (aposentadorias e pensões) Aposentadoria 197
Assistência médica hospitalar, e exames, conforme tabela médica CBHPM e lei municipal nº 3.233/06, abrangendo segurados, filho e cônjuges (50%) Assistência 8000
Assistência odontológica efetuada no instituto, através de profissionais licitados Assistência 1000
Assistência psicológica efetuada no instituto, através de profissionais licitados Assistência 100
Manutenção e conservação do prédio do instituto através de pintura, telhado, pisos, reparos nas paredes Ação 01