LEI MUNICIPAL Nº 4979/2024

Tipo: Lei Ordinária
Ano: 2024
Data da Publicação: 28/03/2024

EMENTA

  • Denomina de “André Nabor Giacomini” o Centro Comunitário do Conjunto Porto União.

Integra da Norma

LEI Nº 4.979, de 27 de março de 2024.

 

 

 

 

Denomina de “André Nabor Giacomini” o Centro Comunitário do Conjunto Porto União.

 

 

 

 

O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO, Estado de Santa Catarina, usando da competência privativa que lhe confere o inciso IV, do artigo 64, da Lei Orgânica do Município, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte LEI:

 

Art. 1º Fica denominado de “André Nabor Giacomini” o Centro Comunitário do Conjunto Porto União.

 

Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

Porto União (SC), 27 de março de 2024.

 

 

 

 

 

 

 

ELISEU MIBACH                                           RUAN GUILHERME WOLF

Prefeito Municipal                            Secretário Municipal de Administração e Esporte

 

ANEXO I

 

André Nabor Giacomini, filho de Santo Antônio Giacomini e Angelina Salvatti Giacomini, nasceu no dia doze de julho do ano de um mil novecentos e vinte e nove, na Cidade de Bento Gonçalves, Estado do Rio Grande do Sul.

Casou-se com Iria Bortoli Giacomini no dia vinte e oito de abril do ano de 1951 no Município de Joaçaba – SC. Desta união tiveram os seguintes filhos: Nabor Antonio Giacomini, Nestor Domingos Giacomini, Neiva Thereza Giacomini, Noely Luiz Giacomini, Narciso José Giacomini, Nei Evaldo Giacomini, Nelvio Ivan Giacomini, Neide Inês Giacomini e Neusa Iris Giacomini.  Logo após o casamento, vieram morar no Loteamento Jordão, Fazenda Santa Rosa, em Porto União, cidade em que seus avós possuíam grande área de terras.

Trabalhou no ramo da pecuária, agricultura, criação de porcos, venda de leite e seus derivados. Sempre comercializou seus produtos em todo o município de Porto União.

No início da criação dos bairros, os maiores problemas enfrentados pela população eram a falta de iluminação elétrica, má conservação de estradas, falta de transporte, escassez de mercados, escolas e igrejas. André, juntamente com seu filho Nabor, teve êxito em conseguir transporte coletivo, que saía da frente da Capela até o centro de Porto União. Também auxiliou a comunidade na implantação de energia elétrica, agilizando reuniões junto a Copel e Celesc. A instalação da energia elétrica aconteceu em junho de 1982.

Sempre participou ativamente na comunidade e gostava de ajudar no que era necessário. Diversas vezes foi membro na direção do Núcleo Educacional João Fernando Sobral. Auxiliou também na direção da Capela Sagrada Família, no Bairro Bela Vista.

Filiou-se ao MDB – Movimento Democrático Brasileiro, no ano de 1963, a convite do senhor Olimpio Lusa.

Sentia-se feliz em poder acompanhar, ao longo dos anos, as conquistas e melhorias no Bairro em que morava.

Seu falecimento aconteceu no Hospital São Braz, no dia vinte de agosto do ano um mil novecentos e oitenta e três, aos cinquenta e quatro anos de idade, deixando um legado de comprometimento com as causas da comunidade e amor por sua família e amigos.