LEI MUNICIPAL Nº 4981/2024

Tipo: Lei Ordinária
Ano: 2024
Data da Publicação: 28/03/2024

EMENTA

  • Denomina de “Orley do Rocio Maltauro” o Espaço de Lazer localizado no Bairro Jardim Oliveira, Município de Porto União.

Integra da Norma

LEI Nº 4.981, de 27 de março de 2024.

 

 

 

Denomina de “Orley do Rocio Maltauro” o Espaço de Lazer localizado no Bairro Jardim Oliveira, Município de Porto União.

 

 

 

O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO, Estado de Santa Catarina, usando da competência privativa que lhe confere o inciso IV, do artigo 64, da Lei Orgânica do Município, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte LEI:

 

Art. 1º Fica denominado deOrley do Rocio Maltauro” o Espaço de Lazer localizado no Bairro Jardim Oliveira, Município de Porto União.

 

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

Porto União (SC), 27 de março de 2024.

 

 

 

 

 

 

 

ELISEU MIBACH                                           RUAN GUILHERME WOLF

Prefeito Municipal                            Secretário Municipal de Administração e Esporte

 

ANEXO I

 

Orley do Rocio Maltauro nasceu em 20 de novembro de 1950, no Município de União da Vitória – PR.

Segundo filho de 5 irmãos, quando jovem ajudava o pai em afazeres rurais, e tinha especial cuidado com os cavalos. Nas horas vagas, vascaíno de coração, gostava de jogar futebol com amigos e vizinhos.

Enquanto atleta defendeu a equipe do São Bernardo e em algumas partidas, do extinto Bambu e do Zoofer (Zoológico do Ferroviário).

Já adolescente, aos 15 anos, iniciou sua carreira como radialista, ocupando a função de sonoplasta, na Rádio Difusora União. Já em seu primeiro ano de atuação recebeu o prêmio de sonoplasta do ano.

Foi efetivado como locutor na Rádio Difusora União no ano de 1966, onde trabalhou durante anos ao lado do irmão, Airton Maltauro Filho, apresentando o programa “No Giro do Esporte”.

Em meados do ano de 1972 passou a fazer parte da equipe da Rádio Difusora Colmeia em Porto União-SC.

Casou-se no ano de 1974 com a Senhora Cidalia Odete Hauffe, com quem teve seus três filhos: Cintia, Marcel e Josianne.

Por volta do ano de 1978 iniciou o programa Brique Braque, voltado à compra e venda de móveis, objetos e até imóveis, onde também era conhecido por apresentar o horóscopo usando a alcunha de professor OROMA.

Na mesma época, iniciou as transmissões radiofônicas de jogos regionais, passando a viajar com a equipe de futebol da Associação Atlética Iguaçú de União da Vitória-PR, passando por várias cidades do Estado do Paraná e marcando os ouvintes com seus bordões e narração vigorosas.

Durante o auge da rádio local, em meio a transmissões de jogos da Associação Atlética Iguaçu, Orley recebeu o apelido que o seguiu pelo resto da vida: “Capitão Peito de Aço”, concedido pelo radialista Waldir Zanetti.

Chegou ao auge de sua profissão narrando o campeonato brasileiro na década de 90 pela emissora Floresta Negra de Joinville-SC.

Aproximadamente no ano de 1985 passou a trabalhar também no SESI da cidade de Porto União-SC, na área esportiva, passando, na década de 90, a atuar no SESI de União da Vitória-PR, onde chegou ao cargo de Diretor, no qual se aposentou em 1997.

Ocupou também a posição de diretor esportivo do Jornal O Comércio, onde redigia a coluna esportiva.

Em 1997, passou a integrar o quadro de servidores da Prefeitura de Porto União, ocupando o cargo de Diretor do Departamento Municipal de Esportes (DME).

Apresentou também a Festa do Esporte, premiação que homenageia os melhores do ano, sendo premiado como Dirigente do Ano em 1997. Posteriormente o troféu de melhor equipe esportiva recebeu o seu nome como forma de homenagem.

A sua vida foi marcada pela dedicação tanto ao esporte quanto à comunicação, o que o levou a atingir a marca de mais de mil partidas de futebol transmitidas ao longo de sua carreira.

Faleceu no dia 29 de março de 2022, deixando um enorme legado além de muitas saudades em seus familiares, amigos e ouvintes de longa data.