LEI MUNICIPAL Nº 5021/2024
Tipo: Lei Ordinária
Ano: 2024
Data da Publicação: 19/09/2024
EMENTA
- Anexa ao nome de parte da Avenida João Pessoa, o título de “Avenida das Flores – Álvaro Schwegler” e altera o texto do Artigo 1º da Lei Municipal nº 3.160, de 26 de abril de 2006.
Integra da Norma
LEI Nº 5.021, de 17 de setembro de 2024.
Anexa ao nome de parte da Avenida João Pessoa, o título de “Avenida das Flores – Álvaro Schwegler” e altera o texto do Artigo 1º da Lei Municipal nº 3.160, de 26 de abril de 2006.
O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO, Estado de Santa Catarina, usando da competência privativa que lhe confere o inciso IV, do artigo 64, da Lei Orgânica do Município, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte LEI:
Art. 1º Fica anexado ao nome de parte da Avenida João Pessoa, sendo o início na rotatória da Avenida Getúlio Vargas seguindo até a interseção com a Rua Industrial Francisco Forte, sentido Centro – Bairro, o título de “Avenida das Flores – Álvaro Schwegler”.
Art. 2º Não será alterado o nome da Avenida João Pessoa.
Art. 3º Altera o texto do Artigo 1º da Lei Municipal nº 3.160, de 26 de abril de 2006, que passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 1º Fica anexado ao nome da Avenida João Pessoa, com exceção do trecho compreendido entre a rotatória da Avenida Getúlio Vargas e a interseção com a Rua Industrial Francisco Forte, sentido Centro – Bairro, o Título Caminho dos Tropeiros”.
Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Porto União (SC), 17 de setembro de 2024.
ELISEU MIBACH THIAGO BORINI
Prefeito Municipal Secretário Municipal de Administração e Esporte
ANEXO I
Álvaro Schwegler, nascido em União da Vitória, no dia 07 de março de 1957, foi o filho primogênito de Alvino Eugênio Schwegler e Dolores Schwegler. Casado com Jane Carla Woehl, e pai de duas filhas, Fabiane e Fernanda Woehl Schwegler. Formado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Álvaro possuía uma vasta experiência profissional.
Iniciou sua carreira em uma construtora, onde foi responsável por diversas obras no Estado do Paraná, incluindo as obras do Banco Bradesco e o prédio da antiga Telepar em nossas cidades.
Posteriormente, ingressou nas empresas da família onde mais tarde veio assumir a direção da Esquadrias Schwegler.
Além de sua dedicação ao trabalho, Álvaro sempre foi um entusiasta da educação, sendo membro do IEL-SC (Instituto Euvaldo Lodi), que promove a integração entre instituições de ensino/pesquisa e empresas. Álvaro também foi um grande apoiador do Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis, localizado na Área Industrial de Porto União, fornecendo recursos para atividades extracurriculares e contra turno aos alunos.
Ele também foi Patrono da Banda Marcial Eugênio Schwegler, contribuindo com instrumentos musicais. Além de suas contribuições locais, Álvaro era também Presidente do Sindicato Patronal das Indústrias de Porto União e Presidente da Diretoria Leiga do Hospital APMI em União da Vitória, onde desempenhou um papel significativo para melhoria do atendimento de saúde para a comunidade.
Ele também era membro ativo da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Álvaro foi um exemplo de trabalho, dedicação e perseverança, tendo contribuído ativamente para a diversificação das atividades do Grupo Schwegler, que além da origem no ramo madeireiro passou atuar no ramo imobiliário. Sua visão permitiu a chegada de grandes empresas, como o grupo Bahniuk, Rei Atacadista, Profource Tecnologias, Interplace, Havan e recentemente o Centro Comercial São Cristóvão e 10 Atacadista, gerando mais empregos e promovendo o desenvolvimento econômico da região.
Faleceu no dia primeiro de abril de 2024, deixando um legado de amor à vida e à família, sendo mais do que justa e merecida a presente homenagem.