LEI MUNICIPAL Nº 5040/2024

Tipo: Lei Ordinária
Ano: 2024
Data da Publicação: 19/12/2024

EMENTA

  • Denomina uma das vias públicas do Município de Porto União de “Ovande Alberti”.

Integra da Norma

LEI Nº 5.040, de 17 de dezembro de 2024.

 

 

 

Denomina uma das vias públicas do Município de Porto União de “Ovande Alberti”.

 

 

 

O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO, Estado de Santa Catarina, usando da competência privativa que lhe confere o inciso IV, do artigo 64, da Lei Orgânica do Município, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte LEI:

 

 

Art. 1º Fica denominada uma das vias públicas do Município de Porto União de Ovande Alberti.

 

 

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

 

Porto União (SC), 17 de dezembro de 2024.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ELISEU MIBACH                                                   THIAGO BORINI

Prefeito Municipal                            Secretário Municipal de Administração e Esporte

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO I

 

 

 

Nascido nas terras de Canoinhas, Santa Catarina, Ovande Alberti viu a luz do mundo em meio às lavouras e campos de uma família humilde de agricultores. Filho de Angelo Alberti e Leonor Muller Alberti, ele cresceu com uma profunda compreensão das dificuldades e limitações que uma vida no campo e uma grande família podem trazer. Ovande era o filho mais velho de nove irmãos, e desde cedo, ele sabia que o trabalho árduo era a base de uma vida digna.

Com determinação e resiliência, enfrentou os desafios que a vida lhe apresentou, e sua jornada o moldou em um homem notável. Ele não só enfrentou essas dificuldades, mas as superou com graça e coragem.

Casou-se com Helenita do Carmo Alberti em 1969. Dessa união nasceram as três filhas Cristiane, Vanderleia e Juliana. Como esposo, ele foi exemplar; como pai, carinhoso; como profissional, dedicado.

Mudou-se para Porto União ainda no início da carreira militar, iniciada em 03 de dezembro de 1968, onde desempenhou suas atividades na Polícia Militar de Santa Catarina por mais de 25 anos. Em sua longa carreira, ele declarou um compromisso incansável com o lema “servir e proteger”, muitas vezes arriscando sua própria vida e segurança para manter a segurança de sua comunidade.

Ovande Alberti não era apenas um policial, mas também um homem de múltiplos talentos. Ele era autodidata e sempre esteve envolvido em projetos dos mais variados. Não tinha medo do trabalho pesado e o pouco tempo livre que costumava ter, passava pescando no Balneário, acompanhado de uma das filhas que se divertia modelando panelinhas em argila, da cerâmica Passos.

Mesmo amando seu lar construído com as próprias mãos, após enfrentar três enchentes no Bairro Santa Rosa, decidiu voltar para sua cidade natal, Canoinhas. Ele era um homem que apreciava as coisas simples da vida, amava contemplar os cavalos soltos no pasto com uma cuia de chimarrão nas mãos.

A paciência e a amizade eram suas características mais marcantes. Dificilmente se irritava e sempre estava pronto para oferecer conselhos e apoio aos que o procuravam. Sua gentileza e espírito acolhedor conquistaram os corações de todos que tiveram a honra de conhecê-lo.

Infelizmente, a vida nos apresentou momentos difíceis. Ovande partiu dessa vida muito jovem, após meses na luta contra um câncer. Deixou um vazio que nunca poderá ser preenchido. No entanto, o exemplo que ele nos deixou como pai, esposo, filho, irmão e amigo é um legado que perdurará para sempre. Ovande Alberti foi e sempre será uma inspiração para todos nós, um exemplo de amor, dedicação e serviço à comunidade.