Lei Ordinária 4474/2017

Tipo: Lei Ordinária
Ano: 2017
Data da Publicação: 17/07/2017

EMENTA

  • Denomina a praça alusiva ao Centenário do município de Porto União, localizada na Rua Ayrton Senna da Silva, no Jardim Monte Líbano em nossa cidade, de “Praça do Centenário – Prefeito Victor Buch Filho”.

Integra da Norma

LEI Nº 4.474, de 13 de julho de 2017.

 

 

 

Denomina a praça alusiva ao Centenário do município de Porto União, localizada na Rua Ayrton Senna da Silva, no Jardim Monte Líbano em nossa cidade, de “Praça do Centenário – Prefeito Victor Buch Filho”.

 

 

 

O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO, Estado de Santa Catarina, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

 

 

Art. 1º Fica denominada a praça alusiva ao Centenário do município de Porto União, localizada na Rua Ayrton Senna da Silva, no Jardim Monte Líbano, em nossa cidade de “Praça do Centenário – Prefeito Victor Buch Filho”.

 

                   Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

                   Porto União (SC), 13 de julho de 2017.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ELISEU MIBACH                                                MIGUEL CHOKAILO NETO                    Prefeito Municipal                              Secretário Municipal de Administração e Esporte 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO I

 

A presente Lei tem por objetivo denominar a praça alusiva ao Centenário do município de Porto União, localizada na Rua Ayrton Senna da Silva, no Jardim Monte Líbano em nossa cidade, a qual levará o nome do ilustre e saudoso Victor Buch Filho, cuja homenagem justifica-se pela importância histórica que o mesmo possui com o município de Porto União

Victor Buch Filho nasceu em 10 de março de 1929, em Mafra – SC, filho de Victor Buch e Lídia Silveira Buch.

Chegou em Porto União em 1936, onde passou a residir.

Contraiu matrimônio com Dona Célia Buch, em Porto União, com a qual teve os filhos: Victor Buch Neto, Tânia Aparecida Buch, Ângela Maria Buch, Marli Terezinha Buch e Edson Augusto Buch.

Realizou seus estudos primários no Grupo Escolar Professor Balduíno Cardoso, o ginasial no Colégio Túlio de França, o comércio na Escola Técnica de Comércio Remignton do Paraná, o científico no Colégio Parthenon do Paraná e cursou Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná.

Exerceu diversas atividades profissionais sendo industrial, comerciante, servidor público e advogado.

Foi vereador por duas legislaturas (1959/1963 e 1963/1967) ocupando os cargos de Secretário e Presidente da Câmara Vereadores.

Eleito prefeito por dois mandatos: de 31 de janeiro de 1966 a 31 de janeiro de 1970 e de 01 de fevereiro de 1977 a 31 de janeiro de 1983.

Exerceu a presidência de várias Associações e Entidades dentre elas: Associação Rural de Porto União, Orquestra Filarmônica União, Lions Club de Porto União da Vitória, Aeroclube de Porto União, e instrutor da Escola de Aviação de 1960 a 1965.

Victor Buch Filho foi o Prefeito do Cinquentenário de Porto União, promovendo eventos que até hoje permeiam a lembrança dos moradores mais antigos.

Em suas gestões frente ao Executivo Municipal realizou inúmeras obras, todas registradas nos livros oficiais da municipalidade dentre as quais destacam-se:

– Instalação do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (o 5º no Estado);

– Instalação da Área Industrial de Porto União;

– Construção do Colégio Cid Gonzaga;

– Construção do novo prédio do Corpo de Bombeiros;

– Implantação do Núcleo Habitacional da COHAB; e

– Implantação do Módulo Esportivo.

Porém uma ação é historicamente especial: em seu gabinete como prefeito, o Sr. Victor Buch Filho assistido pelo saudoso prefeito do vizinho município de União da Vitória, Sr. Domício Scaramella e também de saudosa memória, do Engenheiro Sr. Werner Eugênio Zulauf, Diretor da Fundação Nacional de Saneamento – FUNASA, quando assinou a documentação que viabilizou a criação do Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto – SIMAE, um dos maiores legados de sua primeira administração como prefeito titular (anteriormente já havia exercido interinamente o cargo por ocasião do trágico falecimento do prefeito Salustiano Costa Junior). 

Em 1970 recebeu o título de Cidadão Honorário de Porto União.

Aposentou-se em 1993, pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, vindo a falecer em 11 de maio de 2017.