Lei Ordinária 4610/2019
Tipo: Lei Ordinária
Ano: 2019
Data da Publicação: 27/09/2019
EMENTA
- Denomina o Centro Comunitário do Bairro Jardim Novo Mundo de “Celso Pires do Prado.
Integra da Norma
LEI Nº 4.610, de 24 de setembro de 2019.
Denomina o Centro Comunitário do Bairro Jardim Novo Mundo de “Celso Pires do Prado.
O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO, Estado de Santa Catarina, usando da competência privativa que lhe confere o inciso IV, do artigo 64, da Lei Orgânica do Município, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica denominada o Centro Comunitário do Bairro Jardim Novo Mundo de “Celso Pires do Prado”.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Porto União (SC), 24 de setembro de 2019.
ELISEU MIBACH RUAN GUILHERME WOLF
Prefeito Municipal Secretário Municipal de Administração e Esporte
ANEXO I
Celso Pires do Prado nasceu no dia 01 de novembro de 1949, filho de Sebastião Pires do Prado e Pracidina do Prado.
Casou-se com Maria Aparecida dos Santos.
Escurinho faz parte da história do Município Porto União, principalmente pelo que fez pelas pessoas mais humildes. Como líder comunitário conseguiu regularizar a moradia de aproximadamente 700 famílias, criando assim os bairros Jardim Novo Mundo e Jardim Oliveira e ainda auxiliou na criação do Bairro São Francisco. Também foi o principal responsável pela reurbanização e instalação de luz e água nos bairros mais carentes de Porto União. Foi através das ações do ex-vereador Escurinho que foi possibilitada a revitalização e modernização da Linha Velha 1 e Linha Velha 2, o que fez com que os moradores desses locais recebessem a devida atenção dos demais órgãos públicos do Município.
Fundou e organizou o Conjunto Palmas, mas era no Campo do Escurinho que mais gostava de ficar. Junto com os moradores, criou o campo, que inicialmente era um terreno cheio de buracos, mas com o trabalho e dedicação dele e dos moradores, conseguiram montar o campo de Futebol, que leva o nome do seu pai, Sebastião Pires do Prado.
Escurinho, mesmo com seu jeito sereno, não deixava de brigar pela população. Sempre conseguiu resolver as questões com diálogo e bom senso.
Iniciou a sua vida política em 1989, quando se elegeu vereador e pôde, de fato e direito, representar seu povo. Foi vereador por mais três legislaturas (de 1989 até 2004). Foi presidente da Câmara por duas vezes entre os anos 1993 e 1994 e em 2003. Foi vereador até sua saúde permitir. Mesmo não exercendo nenhum mandato era um líder dentro da sua comunidade e dentro do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido este que também presidiu.
Era ouvido pelas lideranças e pela imensa maioria dos políticos do nosso Município, pois sempre tinha uma solução para os problemas que se apresentavam.
Líder nato, carismático, homem de bem, de conduta exemplar, representa um modelo a ser seguido pelos portounionenses.
Faleceu no dia 17 de março de 2019, aos sessenta e nove anos de idade.