Lei Ordinária 4623/2019

Tipo: Lei Ordinária
Ano: 2019
Data da Publicação: 21/10/2019

EMENTA

  • Denomina a Capela Mortuária localizada no Bairro São Pedro de “Carlos Frederico Barth”.

Integra da Norma

LEI Nº 4.623, de 17 de outubro de 2019.

 

 

 

 

 

Denomina a Capela Mortuária localizada no Bairro São Pedro de “Carlos Frederico Barth”.

 

 

 

 

 

O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO, Estado de Santa Catarina, usando da competência privativa que lhe confere o inciso IV, do artigo 64, da Lei Orgânica do Município, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte LEI:

 

 

Art. 1º – Fica denominada a Capela Mortuária localizada no Bairro São Pedro de “Carlos Frederico Barth”.

 

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

Porto União (SC), 17 de outubro de 2019.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     ELISEU MIBACH                                                           RUAN GUILHERME WOLF

      Prefeito Municipal                                              Secretário Municipal de Administração e Esporte

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO I

 

Carlos Frederico Barth, filho de Eugênio Barth e Melitta Barth, nasceu no dia 29 de outubro de 1933, natural do Distrito de Santa Cruz do Timbó – interior do Município de Porto União. Foi casado com Zenézia Corrêa Barth, com quem teve sete filhos biológicos e uma adotiva.

 

Nascido e criado no meio rural dedicou-se especialmente ao desenvolvimento da atividade agrícola, ramo no qual foi muito bem sucedido.

 

Foi delegado de Polícia no Distrito de Santa Cruz do Timbó durante oito anos, eleito para o cargo por maciça votação popular. Na comunidade, sempre participou ativamente em vários segmentos.

 

Exerceu a função de presidente e tesoureiro da igreja católica de Santa Cruz do Timbó.

 

Apontado como um dos maiores atletas de futebol da localidade, presidiu também o Santa Cruz Sport Clube.

 

Foi também Presidente da Associação de Pais e Mestres da Escola Estadual Professor Clementino Britto.

 

Em 1970, deixou de residir no Distrito de Santa Cruz do Timbó e fixou moradia com sua família no Bairro São Pedro, onde começou a trabalhar como servidor público na Prefeitura Municipal de Porto União e, no ano de 1972 iniciou as atividades como zelador no cemitério do referido Bairro, onde exerceu suas funções até sua aposentadoria, ocorrida no ano de 1994.

 

Sua filiação ao Partido Democrático Social foi efetivada em 1974, época do bipartidarismo. Esteve ligado ao movimento democrático brasileiro, legenda pela qual foi eleito Vereador já no ano de 1976, quando obteve a expressiva votação de 476 votos, tendo sido o vereador mais votado no referido pleito, mesmo com uma campanha feita sem recursos financeiros, indo de casa em casa, a pé, para conquistar os votos da população. Sua vitória foi um reconhecimento bastante justo em razão do seu trabalho incansável.

 

No legislativo teve atuação marcante, sobressaindo por sua dedicação e trabalho intenso pelas causas populares. Entre suas realizações, pode-se destacar a instalação de iluminação pública, de rede de água tratada, bem como abertura de novas ruas e conservação e melhoria das já existentes nos Bairros São Pedro e Vice King. Conquistou também mais linhas de ônibus para a localidade de Nova Galícia saindo do interior em direção à área central do município. Além disso, todos os projetos de denominação de ruas que apresentou, nos quais sempre homenageou personagens relevantes e pioneiros da história do município, foram aprovados.

 

Dedicou seus quase setenta e oito anos de vida à sua família, seu trabalho e à comunidade, deixando bons exemplos e sendo admirado por todos que desfrutaram de seu convívio.

 

Carlos Frederico Barth faleceu aos vinte e quatro dias do mês de outubro do ano de dois mil e onze.